Título
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSLÍNGUES E DECOLONIAIS EM MONITORIAS DE CONVERSAÇÃO DO CURSO PRÉ-PEC-G
Autor
[pt] HENRIQUE RODRIGUES LEROY
Autor
[pt] ANA CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA
Autor
[pt] CASSIA CARLA RIBEIRO
Autor
[pt] MILENY DE ABREU GOMES
Vocabulário
[pt] ESTUDOS DECOLONIAIS
Vocabulário
[pt] TRANSLINGUAGEM
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUES COMO LINGUA ADICIONAL
Resumo
[pt] A partir de três monitorias de conversação promovidas no curso Pré-PEC-G da UFMG e de entrevistas realizadas com os estudantes, nós, professoras-pesquisadoras, procuramos identificar e analisar as colonialidades presentes nas interações educador-educando, manifestadas pela colonialidade do ser, saber e poder (QUIJANO, 1992; MALDONADO-TORRES, 2019), bem como criar ambientes de escuta para visibilizar as manifestações translíngues (CANAGARAJAH, 2013) dos estudantes e incentivar suas práticas oralizadas. Na primeira monitoria, incentivamos a apresentação dos estudantes sobre exemplos de artesanatos dos seus países de origem; na segunda, sobre comidas típicas; e, na terceira, sobre pontos turísticos. Como resultado, notamos a visibilização de manifestações translíngues, bem como a valorização de conhecimentos diversos vindos do Sul global; a reflexão crítica sobre as colonialidades várias; e a prática oralizada produtiva de estudantes aprendizes de português como língua adicional.
Catalogação
2022-11-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61240@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61240
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF