Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSLÍNGUES E DECOLONIAIS EM MONITORIAS DE CONVERSAÇÃO DO CURSO PRÉ-PEC-G

Autor
[pt] HENRIQUE RODRIGUES LEROY

Autor
[pt] ANA CAROLINA ALBERGARIA DE SOUZA

Autor
[pt] CASSIA CARLA RIBEIRO

Autor
[pt] MILENY DE ABREU GOMES

Vocabulário
[pt] ESTUDOS DECOLONIAIS

Vocabulário
[pt] TRANSLINGUAGEM

Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUES COMO LINGUA ADICIONAL

Resumo
[pt] A partir de três monitorias de conversação promovidas no curso Pré-PEC-G da UFMG e de entrevistas realizadas com os estudantes, nós, professoras-pesquisadoras, procuramos identificar e analisar as colonialidades presentes nas interações educador-educando, manifestadas pela colonialidade do ser, saber e poder (QUIJANO, 1992; MALDONADO-TORRES, 2019), bem como criar ambientes de escuta para visibilizar as manifestações translíngues (CANAGARAJAH, 2013) dos estudantes e incentivar suas práticas oralizadas. Na primeira monitoria, incentivamos a apresentação dos estudantes sobre exemplos de artesanatos dos seus países de origem; na segunda, sobre comidas típicas; e, na terceira, sobre pontos turísticos. Como resultado, notamos a visibilização de manifestações translíngues, bem como a valorização de conhecimentos diversos vindos do Sul global; a reflexão crítica sobre as colonialidades várias; e a prática oralizada produtiva de estudantes aprendizes de português como língua adicional.

Catalogação
2022-11-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61240@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61240


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF