Título
[pt] ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEMPOS VERBAIS EM AULA DE GRAMÁTICA
Autor
[pt] ADRIANE TERESINHA SARTORI
Autor
[pt] TANIA BENEDITA FORTUNATO SILVA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GRAMATICA
Vocabulário
[pt] TEMPO VERBAL
Vocabulário
[pt] AULA DE LINGUA PORTUGUESA
Resumo
[pt] As aulas de tópicos gramaticais continuam recebendo atenção especial no ensino de língua portuguesa, também pela insegurança do professor em relação a ensinar ou não gramática. Como sabemos, essa questão relaciona-se diretamente à concepção com a qual o docente opera as práticas de sala de aula. Compreendemos gramática como o conjunto de mecanismos linguísticos responsáveis pela produção de sentidos de um texto (BAGNO, 2012), este trabalho relata uma experiência realizada com uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da Bahia, tendo como foco em tempos verbais. Aliar essa concepção de gramática a uma postura reflexiva e dialógica de ensino parece ser uma possibilidade de realizar um trabalho significativo em sala.
Catalogação
2022-11-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61235@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61235
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF