Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM TEMPOS VERBAIS EM AULA DE GRAMÁTICA

Autor
[pt] ADRIANE TERESINHA SARTORI

Autor
[pt] TANIA BENEDITA FORTUNATO SILVA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE GRAMATICA

Vocabulário
[pt] TEMPO VERBAL

Vocabulário
[pt] AULA DE LINGUA PORTUGUESA

Resumo
[pt] As aulas de tópicos gramaticais continuam recebendo atenção especial no ensino de língua portuguesa, também pela insegurança do professor em relação a ensinar ou não gramática. Como sabemos, essa questão relaciona-se diretamente à concepção com a qual o docente opera as práticas de sala de aula. Compreendemos gramática como o conjunto de mecanismos linguísticos responsáveis pela produção de sentidos de um texto (BAGNO, 2012), este trabalho relata uma experiência realizada com uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da Bahia, tendo como foco em tempos verbais. Aliar essa concepção de gramática a uma postura reflexiva e dialógica de ensino parece ser uma possibilidade de realizar um trabalho significativo em sala.

Catalogação
2022-11-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61235@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61235


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF