Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS AVENTURAS DE TINTIN NO CONGO BELGA: UMA DISCUSSÃO SOBRE COLONIALISMO, RACISMO E REPRESENTAÇÃO

Título
[en] THE ADVENTURES OF TINTIN IN THE BELGIAN CONGO: A DISCUSSION ABOUT COLONIALISM, RACISM AND REPRESENTATION

Autor
[pt] CAIO FRANCO MERHIGE SAAD

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] BELGICA

Vocabulário
[pt] TINTIN

Vocabulário
[pt] CONGO

Vocabulário
[pt] QUADRINHO

Vocabulário
[pt] COLONIALISMO

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] BELGIUM

Vocabulário
[en] TINTIN

Vocabulário
[en] CONGO

Vocabulário
[en] COMIC STRIP

Vocabulário
[en] COLONIALISM

Resumo
[pt] Parte dos álbuns da série franco-belga As Aventuras de Tintin, a obra Tintin no Congo (ou Tintin na África) foi editada semanalmente entre maio de 1930 e junho de 1931, com diversas publicações posteriores. Sucesso comercial durante as décadas seguintes, passou a ser criticada por demonstrações de atitudes racistas contra negros congoleses, revelando o profundo teor colonial da época entranhado nas páginas escritas e desenhadas por Georges Prosper Remi, o Hergé. Como consequência, passou a sofrer com mais força a partir da década de 1990 tentativas de restrição de disponibilidade para crianças em países como Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos. Com base na literatura especializada e em face de movimentos recentes como Black Lives Matter, que levantaram análises sobre monumentos e obras consideradas racistas, este estudo tem o objetivo de analisar e mostrar, sob viés da comunicação e da memória coletiva através de um produto cultural, as representações racistas e coloniais que marcam a obra. O estudo utiliza a revisão dos próprios quadrinhos, além de bibliografia especializada e reportagens de veículos da mídia, para tentar destacar como um produto cultural, inserido dentro da realidade da Bélgica dos anos 1930, é encarado por jovens leitores hoje. Com base na literatura especializada e em face de movimentos recentes como Black Lives Matter, que levantaram análises sobre monumentos e obras consideradas racistas, este estudo tem o objetivo de analisar e mostrar, sob viés da comunicação e da memória coletiva através de um produto cultural, as representações racistas e coloniais que marcam a obra. O estudo utiliza a revisão dos próprios quadrinhos, além de bibliografia especializada e reportagens de veículos da mídia, para tentar destacar como um produto cultural, inserido dentro da realidade da Bélgica dos anos 1930, encarado por jovens leitores hoje.

Resumo
[en] Part of the albums of the Franco-Belgian series The Adventures of Tintin, Tintin in the Congo was edited weekly between May 1930 and June 1931, with several later publications. A commercial success during the following decades, it came to be criticized for demonstrating racist attitudes against Africans, revealing the deep colonial content ingrained in the pages written and drawn by Georges Prosper Remi, aka Hergé. Based on specialized literature and in the face of recent movements such as Black Lives Matter, which raised questions of prominent monuments and pieces of art considered racist, this study aims to analyze and show how a cultural product can generate representations of the period in which it s inserted. The study uses the review of the comics themselves, in addition to specialized bibliography and media reports, to try to highlight how a cultural product, inserted within the reality of Belgium in the 1930s, is seen by young readers today.

Orientador(es)
MAIRA SIMAN GOMES

Banca
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO

Banca
MAIRA SIMAN GOMES

Banca
FLAVIA GUERRA CAVALCANTI

Catalogação
2022-11-07

Apresentação
2022-07-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61121@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61121@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61121


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF