Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS

Título
[pt] ILUSTRAÇÕES EM TRAÇOS E MANCHAS NO DESIGN: NO LIVRO-ILUSTRADO INFANTIL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Autor
[pt] RENATA VILANOVA LIMA

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] LEITURA DE IMAGEM

Vocabulário
[pt] LIVRO ILUSTRADO

Vocabulário
[pt] DESIGN NA LEITURA

Vocabulário
[pt] MEDIACAO

Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] IMAGE LITERACY

Vocabulário
[en] READING DESIGN

Vocabulário
[en] MEDIATION

Vocabulário
[en] ILUSTRATION

Resumo
[pt] Esta pesquisa discute a ilustração em livro-ilustrado infantil contemporâneo, a vê como uma interseção entre Design-Artes-Literatura e realça sua importância na formação do leitor de imagens não alfabetizado visualmente. Esta ilustração é um espaço fundamental para o Design, através do ficcional, cria pontes entre ficção literária e o cidadão, inserido no contexto urbano. Traça paralelos entre a história gráfica do livro em solo fértil literário brasileiro, de origem multicultural e os momentos de construção identitária ocidental e brasileira, culminando na riqueza textual desses livros. Indo além, defendem-se dois pontos: que a ilustração no livro infantil contemporâneo contribui para o ensino de artes na escola, a partir do estímulo à leitura das imagens simbólicas que traz em si; e que a influência modernista e sua releitura brasileira promoveram uma identidade cultural brasileira de caráter expressivo, caricatural e estilístico. Sugere-se uma metodologia de estrelas (ISER, 1997) que estimula a construção de constelações pessoais a partir da leitura visual. A leitura de sete livros-ilustrados infantis premiados pelo Prêmio Jabuti encontra-se detalhada nesta tese, assim como o diálogo com mediadores de leitura. Defende-se que a aplicação de um olhar estético, assumindo rupturas e questionamentos presentes em tais ilustrações, ajuda-nos a configurar um conceito abrangente de Design e sociedade, em constantes atualizações e construções.

Resumo
[en] Illustration in children s picture books represents a very important space for Design, for, by means of fiction, it can reinforce or challenge our beliefs, and can also stimulate new fantasies, which are needed to suspend our illusory and instantaneous reality. As a consequence, illustration bridges the gap between the literary fiction and the urban environment, building new ways for us to exist as citizens. In the present study, illustration in children s picture books was understood as an intersection among Design-Arts-Literature, and its importance in the formation of visually illiterate image readers was investigated. A parallel was drawn between the graphic history of the book and some milestones in the creation of the Western and Brazilian identities, culminating with the textual richness of Brazilian children s picture books.. It is possible that the modernist influence and its interpretation in Brazil promoted an expressive, caricatural and stylistic Brazilian cultural identity. With this aim, a methodology that allows the construction of personal constellations based on visual reading – stars methodology (ISER, 1997) – was suggested. Then, mediators and readers were consulted in order to improve the organicity and nonlinearity of this methodology. Finally, seven Jabuti Prize winning children s picture books were analyzed. The author believes that an aesthetical look that takes into account ruptures and questionings present in the illustrations may help us broaden the understanding of both Design and society, which are constantly being updated and built.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
ELIANE BETTOCCHI GODINHO

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
RUI DE OLIVEIRA

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Catalogação
2022-10-20

Apresentação
2012-02-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF