Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DINÂMICA DE APRENDIZAGEM E TRAJETÓRIAS DE SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO

Título
[en] LEARNING DYNAMIC AND SUSTAINABILITY TRAJECTORIES IN SUPPLY CHAINS

Autor
[pt] ALLAN MARTINS CORMACK

Vocabulário
[pt] ESTUDO DE CASO

Vocabulário
[pt] TRAJETORIA DE SUSTENTABILIDADE DA CS

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM DE SUSTENTABILIDADE EM CS

Vocabulário
[pt] DINAMICA DE APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA

Vocabulário
[en] CASE STUDY

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN SUSTAINABILITY TRAJECTORY

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN SUSTAINABILITY LEARNING

Vocabulário
[en] LEARNING DYNAMICS

Vocabulário
[en] SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

Resumo
[pt] As cadeias de suprimento (CS) estão sendo cada vez mais pressionadas a implementar iniciativas para tornar o seu desempenho mais sustentável. Como exemplo, pode-se citar os desafios impostos pela transição energética para o setor de óleo e gás e suas CS. Orientar a CS em direção a sustentabilidade requer um esforço coordenado, integrado e colaborativo entre os múltiplos parceiros. Um fator crucial para evoluir a trajetória de sustentabilidade das CS é a aprendizagem que ocorre durante a implementação das iniciativas de sustentabilidade colaborativas. Entretanto, não há evidências suficientes na literatura sobre como e em que níveis o processo de aprendizagem ocorre, assim como, sobre suas características e forma de interação entre os parceiros. O objetivo da tese é aprofundar o entendimento sobre as características da dinâmica de aprendizagem e sua influência na trajetória de sustentabilidade nas CS. A tese utiliza os métodos de revisão sistemática da literatura e estudo de caso múltiplo. Como resultados principais, apresenta uma tipologia e framework teórico integrado sobre aprendizagem de sustentabilidade em CS e propõe uma abordagem baseada em processo para investigação empírica do fenômeno. A pesquisa foi conduzida em três grandes multinacionais internacionais e em suas CS atuantes no Brasil. Os resultados mostram que a trajetória de sustentabilidade da CS é cumulativa, recorrente e não-linear, resultante de sucessivas oportunidades de aprendizado emergentes das iniciativas de sustentabilidade colaborativas na CS. Valendo-se do raciocínio abdutivo, a tese fornece um primeiro passo na elaboração de teoria de sobre aprendizagem de sustentabilidade da CS e cunha o conceito de plasticidade da CS.

Resumo
[en] Supply chains (CS) are pressured to implement initiatives to make their performance more sustainable. For example, the challenges imposed by the energy transition for the oil and gas sector and its SC stand out. Guide SC towards sustainability requires a coordinated, integrated, and collaborative effort between multiple partners. A crucial factor in evolving the sustainability trajectory of SC is the learning that takes place during the implementation of collaborative sustainability initiatives. However, there is not enough evidence in the literature about how and at what levels the learning process occurs, as well as about its characteristics and form of interaction between partners. The objective of the thesis is to deepen the understanding of the characteristics of the learning dynamics and their influence on the sustainability trajectory in the SC. The thesis uses the methods of systematic literature review and multiple case studies. As the main results, it presents a typology and integrated theoretical framework on SC sustainability learning and proposes a process-based approach for empirical investigation of the phenomenon. The research was conducted in three large international multinationals and in their SC operating in Brazil. The results show that SC s sustainability trajectory is cumulative, recurrent, and non-linear, resulting from successive learning opportunities emerging from collaborative sustainability initiatives at SC. Adopting abductive reasoning, the thesis provides a first step in the elaboration of a theory of learning about SC sustainability and coined the concept of SC plasticity.

Orientador(es)
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME

Coorientador(es)
BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE

Banca
ADRIANA LEIRAS

Banca
BRUNO DOS SANTOS SILVESTRE

Banca
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME

Banca
TACIANA MARETH

Banca
FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES

Banca
LUCILA MARIA DE SOUZA CAMPOS

Banca
MINELLE ENEAS DA SILVA

Catalogação
2022-10-18

Apresentação
2022-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60862@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60862


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF