Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DO AROMA NA CAPTAÇÃO DE CONSUMIDORES DO SETOR DE VESTUÁRIO FEMININO E SUA PROTEÇÃO PELO TRADE DRESS
Autor
[pt] DAN GUERCHON
Vocabulário
[pt] PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Vocabulário
[pt] AROMA
Vocabulário
[pt] TRADE DRESS
Vocabulário
[pt] DISTINTIVIDADE
Vocabulário
[pt] SIGNIFICADO SECUNDARIO
Vocabulário
[pt] VESTUARIO
Vocabulário
[pt] MARCA
Resumo
[pt] A partir de um panorama geral da distintividade, juntamente com a análise de princípios-base da regulação do mercado e economia brasileira, a presente dissertação busca ressaltar uma nova perspectiva do trade dress: os aromas. Estes elementos, ainda pouco debatidos na jurisprudência e doutrina, trazem uma caracterização essencial para determinados segmentos mercadológicos, sendo capazes de identificar o conceito de uma empresa ou, mesmo, seus produtos e serviços comercializados. Para fundamentar tal entendimento, este trabalho conta com uma pesquisa de campo em algumas lojas da FARM e da Maria Filó, na qual consumidoras e potenciais consumidoras foram entrevistadas acerca da importância dos seus elementos olfativos. Com as conclusões extraídas do referido estudo, foi possível desenvolver uma lista de critérios objetivos para definir em quais momentos um elemento olfativo será distintivo, de modo a protege-lo pelos mesmos meios utilizados para a tutela da perspectiva visual do trade dress.
Orientador(es)
PEDRO MARCOS NUNES BARBOSA
Catalogação
2022-10-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60718@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60718
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