Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SENTENÇAS JUDICIAIS EM PORTUGUÊS

Título
[en] INFORMATION EXTRACTION FROM LEGAL OPINIONS IN BRAZILIAN PORTUGUESE

Autor
[pt] GUSTAVO MARTINS CAMPOS COELHO

Vocabulário
[pt] EXTRACAO DE INFORMACAO

Vocabulário
[pt] EXTRACAO DE VARIAVEIS EM TEXTOS

Vocabulário
[pt] RECONHECIMENTO DE ENTIDADES NOMEADAS

Vocabulário
[pt] PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

Vocabulário
[pt] CLASSIFICACAO DE TEXTOS

Vocabulário
[en] EXTRACTION OF INFORMATION

Vocabulário
[en] TEXT FEATURE EXTRACTION

Vocabulário
[en] NAMED ENTITY RECOGNITION

Vocabulário
[en] NATURAL LANGUAGE PROCESSING

Vocabulário
[en] TEXT CLASSIFICATION

Resumo
[pt] A Extração de Informação é uma tarefa importante no domínio jurídico. Embora a presença de dados estruturados seja escassa, dados não estruturados na forma de documentos jurídicos, como sentenças, estão amplamente disponíveis. Se processados adequadamente, tais documentos podem fornecer informações valiosas sobre processos judiciais anteriores, permitindo uma melhor avaliação por profissionais do direito e apoiando aplicativos baseados em dados. Este estudo aborda a Extração de Informação no domínio jurídico, extraindo valor de sentenças relacionados a reclamações de consumidores. Mais especificamente, a extração de cláusulas categóricas é abordada através de classificação, onde seis modelos baseados em diferentes estruturas são analisados. Complementarmente, a extração de valores monetários relacionados a indenizações por danos morais é abordada por um modelo de Reconhecimento de Entidade Nomeada. Para avaliação, um conjunto de dados foi criado, contendo 964 sentenças anotados manualmente (escritas em português) emitidas por juízes de primeira instância. Os resultados mostram uma média de aproximadamente 97 por cento de acurácia na extração de cláusulas categóricas, e 98,9 por cento na aplicação de NER para a extração de indenizações por danos morais.

Resumo
[en] Information Extraction is an important task in the legal domain. While the presence of structured and machine-processable data is scarce, unstructured data in the form of legal documents, such as legal opinions, is largely available. If properly processed, such documents can provide valuable information with regards to past lawsuits, allowing better assessment by legal professionals and supporting data-driven applications. This study addresses Information Extraction in the legal domain by extracting value from legal opinions related to consumer complaints. More specifically, the extraction of categorical provisions is addressed by classification, where six models based on different frameworks are analyzed. Moreover, the extraction of monetary values related to moral damage compensations is addressed by a Named Entity Recognition (NER) model. For evaluation, a dataset was constructed, containing 964 manually annotated legal opinions (written in Brazilian Portuguese) enacted by lower court judges. The results show an average of approximately 97 percent of accuracy when extracting categorical provisions, and 98.9 percent when applying NER for the extraction of moral damage compensations.

Orientador(es)
MARCO ANTONIO CASANOVA

Banca
MARCO ANTONIO CASANOVA

Banca
LUIZ ANDRE PORTES PAES LEME

Banca
MELISSA LEMOS CAVALIERI

Catalogação
2022-10-03

Apresentação
2022-07-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60691@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60691@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60691


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF