Título
[pt] AMBIENTE VIRTUAL PARA APOIO À REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DIFICULDADES FÍSICAS NOS MEMBROS SUPERIORES
Título
[en] SLEIGHT OF HANDS: VIRTUAL ENVIRONMENT TO SUPPORT THE REHABILITATION PROCESS OF PEOPLE WITH PHYSICAL DIFFICULTIES IN THE UPPER LIMBS
Autor
[pt] ANTONIO VASCONCELLOS CHAVES
Vocabulário
[pt] REALIDADE VIRTUAL
Vocabulário
[pt] JOGOS
Vocabulário
[pt] REABILITACAO FISICA
Vocabulário
[en] VIRTUAL REALITY
Vocabulário
[en] GAMES
Vocabulário
[en] PHYSICAL REHABILITATION
Resumo
[pt] Neste trabalho foi aprimorado um jogo cujo objetivo é criar um ambiente virtual para apoio à reabilitação de pessoas com dificuldades físicas nos membros superiores. O jogo foi desenvolvido em Unity para Oculus Rift e conta com a interação sendo feita diretamente com as mãos do usuário, para ela é utilizado o Leap Motion para detecção de movimentos e conta com a adição do Myo Armband para o rastreamento do esforço com a execução dos gestos. Nele, são utilizados exercícios de terapia tradicional como mecânicas. E foi desenvolvido buscando manter o usuário entretido, de forma que gere maior engajamento a pacientes e interesse às pessoas que não precisam de reabilitação. Foram realizados testes de experiência do usuário, a maioria, em pessoas sem qualquer tipo de deficiência nos membros superiores, nos quais os participantes declararam que gostariam de ter mais experiências com o jogo desenvolvido. Testes com pacientes em maior escala serão elaborados em trabalhos futuros.
Resumo
[en] In this project, a game was improved in order to create a virtual environment to support the rehabilitation of people with physical difficulties in the upper limbs. The game was developed in Unity for Oculus Rift and has the interaction being done directly with the user s hands, for which Leap Motion is used to detect movements and with the addition of Myo Armband, we were able to track the effort within each gesture execution. In the game, traditional therapy exercises are used as mechanics and it was developed in a way to keep the user entertained, generating greater engagement on patients in need of treatment and interest on people that are not in need of rehabilitation. User experience tests ere conducted, most of them, with people without any type of disability in the upper limbs, in which the participants declared that they would like to have more experiences with the improved game. Major tests with patients will be elaborated in future works.
Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Orientador(es)
GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
Catalogação
2022-09-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60524@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60524@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60524
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