Título
[pt] O ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DE GAMES NAS CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS DE JOGOS
Título
[en] THE INVOLVEMENT OF GAMING COMMUNITIES IN GAMING COMPANIES COMMUNICATION CAMPAIGNS
Autor
[pt] LUIZ FELIPE DESOUZART DE AQUINO VIANA
Vocabulário
[pt] GAMES
Vocabulário
[pt] BALDUR S GATE 3
Vocabulário
[pt] LARIAN STUDIOS
Vocabulário
[pt] CAMPANHA DE COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] COMUNIDADES DE GAMES
Vocabulário
[en] GAMES
Vocabulário
[en] BALDUR S GATE 3
Vocabulário
[en] LARIAN STUDIOS
Vocabulário
[en] COMMUNICATION CAMPAIGNS
Vocabulário
[en] GAMING COMMUNITIES
Resumo
[pt] Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação das comunidades de games nas campanhas de comunicação das empresas de jogos. Na investigação foram analisadas campanhas de comunicação da empresa Larian Studios e seu jogo Baldur s Gate 3. A partir dos dados secundários foi possível apontar as formas de engajamento utilizadas pela empresa. Foram realizadas entrevistas com os jogadores do game. As entrevistas permitiram obter a opinião dos jogadores em relação à participação da comunidade nessas campanhas, além de seu feedback das estratégias utilizadas pela empresa. Como resultado, podemos destacar uma demanda dos jogadores por um engajamento maior, o que pode ser benéfico não apenas para a desenvolvedora e a comunidade, mas para o desenvolvimento de seus jogos. Também foi observado que as redes sociais que hoje dominam os meios de comunicação para as campanhas são Twitter e Discord. Os resultados indicam que a presença de criadores de conteúdo é bem aceita nas campanhas assim como a utilização dos personagens do jogo como elo entre as desenvolvedoras e a comunidade.
Resumo
[en] This research has as a goal to investigate the participation of gaming communities in gaming companies communication campaigns. In the investigation, communication campaigns of Larian Studios and their game, Baldur s Gate 3, were analyzed. According to the secondary data it was possible to pinpoint the possible forms of engaging used by the company. Interviews were made with players of this specific game. The interviews allowed obtaining the opinion of players in relation to the participation of the community in those campaigns, as well as your feedback of strategies used by the company. As a result, we can see a demand of players for more engagement, which can be beneficial and not only for the developers and the community, but to the development of their games. It was also observed that social networks that dominate the means of communications for the campaigns are Twitter and Discord. The results indicate that a presence of community creators are well accepted in the campaigns, as well as the use of characters from the game itself as a bridge between developers and the community.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2022-09-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60514
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF