Título
[en] CUSTOMER RELATIONSHIP IN A FAMOUS BRAZILIAN RETAILER: THE WAY THAT ZONA SUL S INTERACTION AFFECTS THEIR CLIENT SATISFACTION AND LOYALTY
Título
[pt] RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: A SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO ZONA SUL PERANTE SUA INTERAÇÃO COM O GRANDE VAREJISTA
Autor
[pt] LEO RISSIN FONSECA
Vocabulário
[pt] INTERACAO
Vocabulário
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO
Vocabulário
[pt] CRM
Vocabulário
[pt] VAREJO
Vocabulário
[pt] SUPERMERCADO
Vocabulário
[en] INTERACTION
Vocabulário
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP
Vocabulário
[en] CRM
Vocabulário
[en] RETAIL
Vocabulário
[en] SUPERMARKET
Resumo
[pt] O marketing de relacionamento transformou o modo que as empresas
operam, afetando principalmente a forma como interagem com seus clientes. No
setor de varejo essa abordagem surge como uma grande oportunidade de
diferenciação, possibilitando o surgimento de verdadeiros casos de sucesso. O
presente estudo investigou a utilização dessa abordagem pelo grande varejista
Supermercado Zona Sul. Objetivou-se compreender as formas de interação nos
multicanais, focando no efeito sobre a satisfação e lealdade dos clientes. O
trabalho utilizou-se do método de estudo de caso. Foram levantados dados
secundários e realizadas entrevistas e pesquisas com clientes do supermercado.
Os principais resultados obtidos foram referentes a maior satisfação dos
consumidores com as lojas físicas do que com outros canais, concluindo que a
população, de forma geral, ainda tem a forte cultura de consumir produtos do
supermercado nas lojas físicas, manuseando e escolhendo seus alimentos.
Resumo
[en] Relationship Marketing and CRM have changed the way companies work,
leading to a new way of customer interaction. This approach appears as a huge
opportunity for differentiation in the retail business, leading to the emergence of
lots of successful cases. The present study explored the utilization of this approach
by the famous Brazilian retailer Supermercado Zona Sul. The objectives are to
understand the different ways of interacting with customers in multiple channels,
focusing on the effect on customers satisfaction and loyalty. The study utilized the
case study method, using secondary data, interviews, and a survey. The main
results were related to the fact that customers are more satisfied with the
interaction in the physical stores than in other channels, concluding that the
population, in general, is still not fully convinced to use digital channels for grocery
purchases, seen that they are used to touching and choosing their own products.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Catalogação
2022-09-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60499@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60499@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60499
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