Título
[en] CREATING POST-PROCESSING SHADERS IN UNITY ENGINE
Título
[pt] CRIANDO SHADERS DE PÓS PROCESSAMENTO NO UNITY ENGINE
Autor
[pt] BERNARDO HORNER LOPES
Vocabulário
[pt] POS-PROCESSAMENTO
Vocabulário
[pt] HATCHING
Vocabulário
[pt] OUTLINE
Vocabulário
[pt] TOON
Vocabulário
[pt] SHADER
Vocabulário
[en] POST-PROCESSING
Vocabulário
[en] HATCHING
Vocabulário
[en] OUTLINE
Vocabulário
[en] TOON
Vocabulário
[en] SHADER
Resumo
[pt] Shaders de pós-processamento são uma técnica de computação gráfica
de baixo custo computacional usada para criar efeitos de tratamento de imagem,
aplicados sobre uma cena. O objetivo deste projeto é usar o Unity Engine para
criar shaders de pós-processamento de efeitos não-fotorrealistas,mantendo um
baixo custo computacional. Escolhemos os efeitos de toon shading, hatching e
outline para desenvolver, pois esses efeitos ajudam a compor estéticas
estilizadas bastante atrativas. O toon shader faz objetos 3D parecerem desenhos
chapados; o hatching simula em objetos 3D a técnica de sombreamento de
desenho tradicional feita com riscos; o outline desenha um contorno nos objetos
de uma cena. Os shaders produzidos neste projeto tiveram bons resultados,
tendo um bom desempenho de renderização, provando que shaders de
pós-processamento são uma ferramenta muito poderosa e de baixo custo
computacional. Os shaders aqui desenvolvidos podem servir de base para criar
efeitos similares, como foi feito com o toon e hatching shaders. O outline pode
ser modificado para criar estilos diferentes de contornos.
Resumo
[en] Post-processing shaders are a computer graphics technique with low
computational cost used to create image treatment effects that are applied over a
scene. This project s objective is to use the Unity Engine to create
post-processing shaders of non-photorealistic effects that have a low
computational cost. We chose to create the effects of toon shading, hatching and
outline, because they help to concretize very appealing stylized aesthetics. The
toon shader makes 3D objects seem flat drawings; hatching simulates for 3D
objects the traditional drawing shading technique of hatching; outline draws a
contour on a scene s objects. The shaders produced in this project had great
results, having imperceptible impacts in the rendering s performance, proving that
post-processing shaders are a very powerful, low computational cost tool. The
shaders we ve developed can serve as a base from which to create similar
effects, as was done with the toon and hatching shaders, that share a lot of their
code. There s also interesting options to be explored with the outline, like trying to create different styles of contouring.
Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO
Catalogação
2022-09-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60441
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF