Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CREATING POST-PROCESSING SHADERS IN UNITY ENGINE

Título
[pt] CRIANDO SHADERS DE PÓS PROCESSAMENTO NO UNITY ENGINE

Autor
[pt] BERNARDO HORNER LOPES

Vocabulário
[pt] POS-PROCESSAMENTO

Vocabulário
[pt] HATCHING

Vocabulário
[pt] OUTLINE

Vocabulário
[pt] TOON

Vocabulário
[pt] SHADER

Vocabulário
[en] POST-PROCESSING

Vocabulário
[en] HATCHING

Vocabulário
[en] OUTLINE

Vocabulário
[en] TOON

Vocabulário
[en] SHADER

Resumo
[pt] Shaders de pós-processamento são uma técnica de computação gráfica de baixo custo computacional usada para criar efeitos de tratamento de imagem, aplicados sobre uma cena. O objetivo deste projeto é usar o Unity Engine para criar shaders de pós-processamento de efeitos não-fotorrealistas,mantendo um baixo custo computacional. Escolhemos os efeitos de toon shading, hatching e outline para desenvolver, pois esses efeitos ajudam a compor estéticas estilizadas bastante atrativas. O toon shader faz objetos 3D parecerem desenhos chapados; o hatching simula em objetos 3D a técnica de sombreamento de desenho tradicional feita com riscos; o outline desenha um contorno nos objetos de uma cena. Os shaders produzidos neste projeto tiveram bons resultados, tendo um bom desempenho de renderização, provando que shaders de pós-processamento são uma ferramenta muito poderosa e de baixo custo computacional. Os shaders aqui desenvolvidos podem servir de base para criar efeitos similares, como foi feito com o toon e hatching shaders. O outline pode ser modificado para criar estilos diferentes de contornos.

Resumo
[en] Post-processing shaders are a computer graphics technique with low computational cost used to create image treatment effects that are applied over a scene. This project s objective is to use the Unity Engine to create post-processing shaders of non-photorealistic effects that have a low computational cost. We chose to create the effects of toon shading, hatching and outline, because they help to concretize very appealing stylized aesthetics. The toon shader makes 3D objects seem flat drawings; hatching simulates for 3D objects the traditional drawing shading technique of hatching; outline draws a contour on a scene s objects. The shaders produced in this project had great results, having imperceptible impacts in the rendering s performance, proving that post-processing shaders are a very powerful, low computational cost tool. The shaders we ve developed can serve as a base from which to create similar effects, as was done with the toon and hatching shaders, that share a lot of their code. There s also interesting options to be explored with the outline, like trying to create different styles of contouring.

Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO

Catalogação
2022-09-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60441


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF