Título
[pt] A SEMANA DE 1922 E A MODERNIZAÇÃO DO PAÍS
Autor
[pt] ANDRE CALAZANS
Vocabulário
[pt] LIMA BARRETO
Vocabulário
[pt] EUCLIDES DA CUNHA
Vocabulário
[pt] SEMANA DE ARTE MODERNA
Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] ARTE BRASILEIRA
Resumo
[pt] No aniversário de 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, muito se discute sobre sua importância para a cultura brasileira. Mito de origem do modernismo brasileiro, de fato, não se deve considerá-la como um ponto de ruptura absoluta com o passado, como se toda arte produzida anteriormente fosse reflexo de um estado mental do século XIX, com temática e estética atrasadas e importadas. Além das exposições de arte moderna de Lasar Segall (1913) e Anita Malfatti (1917), as obras de Euclides da Cunha (1866-1909), Lima Barreto (1881 – 1922) e Almeida Júnior (1850-1899), entre outras, já retratavam a realidade social de forma crítica ou com abordagem regionalista. Entretanto, é inegável a importância da Semana de 1922 como movimento organizado e simbólico, dotado de repercussão muito além dos três dias de exposições, apresentações e palestras no Theatro Municipal de São Paulo.
Catalogação
2022-08-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60092@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.60092
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF