Título
[en] AND WHAT S THE USE OF SPEAKING ENGLISH?: FROM COMMON SENSE TO CRITICAL THINKING, A PROCESS OF (TRANS)FORMATION
Título
[pt] E FALAR INGLÊS SERVE PRA QUÊ?: DO SENSO COMUM AO PENSAMENTO CRÍTICO, UM PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO
Autor
[pt] MICHELLE LOPES DE ABREU VARGAS
Vocabulário
[pt] SENSO COMUM
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA
Vocabulário
[pt] SENSO CRITICO
Vocabulário
[pt] FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] ANALISE CRITICA DO DISCURSO
Vocabulário
[en] COMMON SENSE
Vocabulário
[en] TEACHING AND LEARNING THE ENGLISH LANGUAGE
Vocabulário
[en] CRITICAL SENSE
Vocabulário
[en] INITIAL TEACHER EDUCATION
Vocabulário
[en] CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS
Resumo
[pt] A pesquisa investiga se o percurso trilhado na formação inicial é capaz de
desconstruir discursos baseados no senso comum quando alunos de Letras
Português / Inglês discorrem sobre a importância da aprendizagem da língua inglesa
nas escolas. Para tal, o estudo qualitativo baseia-se nos conceitos da Teoria Social
do Discurso de Fairclough (2001); nos estudos de Silva (2017) sobre os aspectos
neoliberais que impactam o ensino da língua inglesa e nas considerações de teóricos
que têm o ensino crítico do idioma como objeto de estudo, como Pennycook (2009),
Jordão (2004, 2014) e Oliveira (2014). Como caminho metodológico,
primeiramente investigou-se a presença de um senso comum acerca da justificativa
para aprendizagem do idioma por meio de pesquisa bibliográfica de caráter
histórico, pesquisa de anúncios promovendo a importância da língua e questionário
com quarenta voluntários de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Após
entendimento sobre o que o senso comum aponta como necessidade para a
aprendizagem do inglês, foram analisados os discursos de oito graduandos de uma
faculdade particular tomados por meio de entrevistas semiestruturadas. Concluiuse que as falas dos alunos de períodos avançados apresentam menos elementos
discursivos considerados como de senso comum; no entanto, de modo geral, o senso
crítico com relação à aprendizagem do idioma não aparece de maneira clara em
seus discursos, o que demonstra haver uma carência de um olhar mais crítico sobre
o ensino de línguas durante a formação desses alunos.
Resumo
[en] The research investigates whether graduation is capable of deconstructing
discourses based on common sense when Portuguese / English students talk about
the importance of learning English in schools. To this end, the qualitative study is
based on the concepts of the Social Theory of Discourse by Fairclough (2001); in
the studies by Silva (2017) on the neoliberal aspects that impact the teaching of the
English language and in the considerations of theorists who have the critical
teaching of the language as an object of study, such as Pennycook (2009), Jordão
(2004, 2014) and Oliveira (2014). As a methodology, we first investigated the
presence of a common sense in the reasons for learning the language through
historical bibliographic research, search for advertisements promoting the
importance of the language and a questionnaire with forty volunteers of different
age range and educational levels. After understanding what is the common sense
about the need for learning English, the speeches - taken through semi-structured
interviews - of eight graduates from a private college were analyzed. As a
conclusion, it is possible to say that the speeches of senior students have less
discursive elements considered as common sense. However, in general, the critical
sense regarding language learning does not appear clearly in their speeches, which
demonstrates that there is a lack of a more critical look at language teaching during
graduation years.
Orientador(es)
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
Banca
VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE
Catalogação
2022-08-02
Apresentação
2020-06-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60008
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF