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Título
[en] BRAZILIAN COMMUNICATION MEMORIES: A STUDY ABOUT CONSUMPTION REPRESENTATIONS FOR ELDERLY PEOPLE

Título
[pt] MEMÓRIAS DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO ENTRE IDOSOS

Autor
[pt] ISABEL CRISTINA FEIX

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] IDOSO

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] AGED

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] MEMORY

Resumo
[pt] O objetivo central desta tese é realizar a análise de algumas transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil, em meados do século XX, com foco principal na consolidação da comunicação e do consumo de massa. Fundamentado em uma pesquisa etnográfica, o trabalho consiste em interpretar as narrativas sobre o passado de um grupo de idosos que mora em um residencial geriátrico de alto padrão localizado em um bairro nobre do Rio de Janeiro. Conjugando entrevistas e observação participante, proponho uma imersão nos relatos dos informantes com o objetivo de descobrir processos simbólicos que alicerçam as representações coletivas sobre esses temas. Assim, investigo as memórias de um conjunto de pessoas nascidas entre 1924 e 1952, enquadrando-as como um repositório de representações coletivas, em que se revelam ideias imaginadas sobre o período. Nesse sentido, se as décadas de 1930 a 1960 são retratadas pelos historiadores como de desenvolvimento econômico e avanço da industrialização, neste trabalho pretendo examiná-las a partir das lembranças desses informantes, que à época eram crianças e jovens curiosos com as novidades e atraídos por uma cada vez mais diversificada oferta de bens e serviços. Diante disso, percebo novas dinâmicas sociais se estabelecendo, entre elas hábitos de distinção e rituais de consumo que foram impulsionados por jornais, rádio, revistas, cinema e televisão. No período estudado, então, é possível identificar uma aliança intrínseca entre a expansão da comunicação de massa e do consumo, em que imagens idealizadas de desenvolvimento e de modernização contribuem para a consolidação de uma vida imaginada pelo capitalismo.

Resumo
[en] The main objective of this thesis is to analyze some economic and social transformations that took place in Brazil in the mid-twentieth century, with the main focus on the consolidation of communication and mass consumption. Based on ethnographic research, the work consists of interpreting the narratives about the past of a group of elderlies who live nowadays in a high-standard geriatric residential located in an upscale neighborhood of Rio de Janeiro. Merging interviews and participant observation, I propose an immersion in the informant s narratives to discover symbolic processes that fund some collective representations of these themes. Thus, I investigate the memories of a group of people born between 1924 and 1952, framing them as a repository of collective representations, in which imagined ideas about the period are brought to light. In this sense, if the decades from 1930 to 1960 are portrayed by historians and sociologists as of economic development and advance of the industrialization, in this work I intend to examine them from the point of view of the informants, that at that time were just curious young people, attracted by an increasingly diversified supply of goods and services. For that reason, new social dynamics were established and revealed through the images of everyday life reported by them, including habits of distinction and consumption rituals intensified by newspapers, radio, magazines, cinema, and television. In the period studied, it is possible to identify an intrinsic alliance between the expansion of mass communication and consumption, in which idealized images of development and modernization contributed to the consolidation of a life imagined by capitalism.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Coorientador(es)
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
RICARDO FERREIRA FREITAS

Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Catalogação
2022-07-14

Apresentação
2022-06-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59949@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59949@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59949


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