Título
[pt] IDENTIFICAÇÃO NÃO-LINEAR APLICADA A UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO SUJEITO A ATRITO
Título
[en] NONLINEAR IDENTIFICATION OF A POSITIONING SYSTEM SUBJECT TO FRICTION
Autor
[pt] ANTONIO WEILLER CORREA DO LAGO
Vocabulário
[pt] MANIPULADORES ROBOTICOS
Vocabulário
[pt] SERVOSSISTEMAS
Vocabulário
[pt] MODELAGEM CAIXA-PRETA
Vocabulário
[pt] MODELAGEM CAIXA-CINZA
Vocabulário
[pt] IDENTIFICACAO DE SISTEMAS NAO-LINEARES
Vocabulário
[pt] MODELOS DE ATRITO
Vocabulário
[en] ROBOTIC MANIPULATORS
Vocabulário
[en] SERVOSYSTEM
Vocabulário
[en] BLACKBOX MODELING
Vocabulário
[en] GREY-BOX MODELING
Vocabulário
[en] SYSTEM IDENTIFICATION OF NON-LINEAR SYSTEMS
Vocabulário
[en] FRICTION MODELS
Resumo
[pt] A modelagem de sistemas servomecânicos é um dos principais desafios
na areá de robôs manipuladores, devido a complexidade e não linearidade
dos fenômenos envolvidos tornando sua modelagem de difícil concepção. Neste
trabalho apresentamos uma bancada experimental original composta de um
atuador linear e de um elo unidos por uma junta. Nesse contexto, por meio de
medições experimentais, apresentamos duas abordagens de identificação para
modelar o servossistema. A primeira abordagem, chamada de identificação de
tipo caixa-cinza, busca otimizar os parâmetros do modelo dinâmico, focando
principalmente na identificação dos parâmetros de diferentes modelos de atrito.
No estudo utilizamos os modelos de Coulomb, Dahl e LuGre. O segundo
método, de tipo caixa-preta, utiliza redes neurais artificiais (RNA) para
estimar a posição e a velocidade angular futuras da bancada de testes. Os
resultados indicam que os modelos de fricção que consideram o maior número
de fenômenos tem as melhores performances e que as RNAs tem resultados
melhores que o modelo caixa-cinza. Em particular, os modelos caixa-preta
apresentaram uma melhora de 67% em termos de erro médio absoluto. Os
resultados mostrados são importantes pois equivalentes digitais de sistemas
mais acurados viabilizam simulações mais fidedignas em ambiente virtual.
Resumo
[en] Modeling the dynamics of a servo mechanical system is one of the main
challenges in robot manipulators, due to the the presence of complex and
non-linear aspects of the phenomenons involved in it s modelling making it
challenging to conceive an ideal representation. In this work we describe an
original experimental bench composed of an electric actuator and a link joined
by a joint. Using experimental measurements this projet has the objective
of finding, through two different identification methods, a model that best
represents the dynamics of the developed servosystem through experimental
measurements. The first method consists in optimizing the parameters from
different friction models using the grey-box type identification method. This
work implements the Coulomb, Dahl and LuGre friction models. The blackbox
method, utilizes artificial neural networks to predict the angular position
and angular speed of the experimental bench. Analising the results, we observe
that the models that considers the significant number of friction phenomena
perform better. The results of the second method indicate a better performance
than the grey-box method, showing a 67% reduction of the MAE error metric.
Orientador(es)
HELON VICENTE HULTMANN AYALA
Coorientador(es)
LUCAS CASTRO SOUSA
Catalogação
2022-07-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59934@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59934@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59934
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