Título
[en] BEYOND TALENT: GIFTEDNESS THROUGH THE EYES OF EMOTIONS
Título
[pt] PARA ALÉM DO TALENTO SUPERDOTAÇÃO PELOS OLHOS DAS EMOÇÕES
Autor
[pt] ISABELITA MARIA CROSARIOL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] SUPERDOTACAO
Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] GIFTEDNESS
Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY
Vocabulário
[en] EMOTION
Vocabulário
[en] LITERATURE
Resumo
[pt] Este trabalho procura investigar, a partir de uma perspectiva
autoetnográfica, o lado emocional da superdotação. Para tanto, emprego uma
escrita híbrida e criativa, na qual confluem as minhas experiências como
estudante, professora, montanhista, escritora, pesquisadora literária, pessoa
superdotada, entre outras. Em meio a esse processo, além de expor minhas
experiências, proponho reflexões acerca de alguns poemas escritos por crianças e
adolescentes superdotados dos Estados Unidos, a fim de ampliar a percepção da
diversidade na superdotação. Também enfatizo, por meio dessa estratégia, uma
dimensão mais humana das pessoas superdotadas (marcando minha perspectiva em oposição a um olhar exclusivamente focado em QIs ou em talentos). Sem a pretensão de dar respostas definitivas sobre o assunto, não proponho nenhuma conclusão definitiva ao final dessa pesquisa. A minha intenção é estimular o debate para que possamos formular e propor iniciativas verdadeiramente inclusivas para estes indivíduos.
Resumo
[en] This work seeks to investigate, from an autoethnographic perspective, the
emotional side of giftedness. For this, I use a hybrid and creative writing, in which
I insert my experiences as a student, teacher, mountaineer, writer, literature
researcher, gifted person, among others. Along this process, in addition to my
experiences, I propose reflections on some poems written by gifted children and
adolescents from the United States, in order to broaden the perception of diversity
in giftedness. I also emphasize, through this strategy, a more human dimension of
the gifted people (marking my perspective in opposition to a look exclusively
focused on their IQs or on their talents). Without intending to give definitive
answers on the subject, I do not propose any closed conclusion at the end of this
research. My intention is to stimulate the debate so that we can formulate and
propose truly inclusive initiatives for these individuals.
Orientador(es)
BEATRIZ DE SOUZA ANDRADE MACIEL
Catalogação
2022-07-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59883@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59883@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59883
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF