Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BEYOND TALENT: GIFTEDNESS THROUGH THE EYES OF EMOTIONS

Título
[pt] PARA ALÉM DO TALENTO SUPERDOTAÇÃO PELOS OLHOS DAS EMOÇÕES

Autor
[pt] ISABELITA MARIA CROSARIOL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] SUPERDOTACAO

Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] GIFTEDNESS

Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY

Vocabulário
[en] EMOTION

Vocabulário
[en] LITERATURE

Resumo
[pt] Este trabalho procura investigar, a partir de uma perspectiva autoetnográfica, o lado emocional da superdotação. Para tanto, emprego uma escrita híbrida e criativa, na qual confluem as minhas experiências como estudante, professora, montanhista, escritora, pesquisadora literária, pessoa superdotada, entre outras. Em meio a esse processo, além de expor minhas experiências, proponho reflexões acerca de alguns poemas escritos por crianças e adolescentes superdotados dos Estados Unidos, a fim de ampliar a percepção da diversidade na superdotação. Também enfatizo, por meio dessa estratégia, uma dimensão mais humana das pessoas superdotadas (marcando minha perspectiva em oposição a um olhar exclusivamente focado em QIs ou em talentos). Sem a pretensão de dar respostas definitivas sobre o assunto, não proponho nenhuma conclusão definitiva ao final dessa pesquisa. A minha intenção é estimular o debate para que possamos formular e propor iniciativas verdadeiramente inclusivas para estes indivíduos.

Resumo
[en] This work seeks to investigate, from an autoethnographic perspective, the emotional side of giftedness. For this, I use a hybrid and creative writing, in which I insert my experiences as a student, teacher, mountaineer, writer, literature researcher, gifted person, among others. Along this process, in addition to my experiences, I propose reflections on some poems written by gifted children and adolescents from the United States, in order to broaden the perception of diversity in giftedness. I also emphasize, through this strategy, a more human dimension of the gifted people (marking my perspective in opposition to a look exclusively focused on their IQs or on their talents). Without intending to give definitive answers on the subject, I do not propose any closed conclusion at the end of this research. My intention is to stimulate the debate so that we can formulate and propose truly inclusive initiatives for these individuals.

Orientador(es)
BEATRIZ DE SOUZA ANDRADE MACIEL

Catalogação
2022-07-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59883@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59883@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59883


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF