Título
[pt] REINADO DE MARTA: A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA QUE FORTALECE O FUTEBOL FEMININO
Autor
[pt] NATASHA FISCH NIGRI
Vocabulário
[pt] FUTEBOL FEMININO
Vocabulário
[pt] VALORIZACAO DA MULHER NO ESPORTE
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE MARCA
Vocabulário
[pt] JOGADORA MARTA
Resumo
[pt] Este artigo trata da jogadora de futebol eleita seis vezes a melhor do mundo pela FIFA, Marta Vieira da Silva. No estudo, abordamos a história do futebol no Brasil e chegamos até a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, realizada na França. A influência e relevância de Marta são explicitadas desde sua qualidade e técnica em campo até sua comunicação e a tornaram um ícone de representatividade para as futuras gerações. Foi realizada uma revisão bibliográfica em livros, artigos acadêmicos e reportagens acerca do tema, sobretudo sobre as campanhas de marketing realizadas pela atleta, a Go Equal e a Veio Pra Ficar com a marca Avon. Além de tratar do futebol feminino como produto tão rentável quanto o masculino para marcas e patrocinadores, foi abordada a imagem de Marta como uma construção de persona (BIEL, 1993) do mesmo, se tornando assim uma voz de poder e fortalecimento da modalidade no Brasil e no mundo.
Catalogação
2022-06-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59461@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.59461
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF