Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE

Título
[en] BOI DE PINDARÉ S MASTERS: EDUCATION, MEMORY, BELONGING AND ORALITY

Autor
[pt] CRISTIANE RODRIGUES SERRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] PERTENCIMENTO

Vocabulário
[pt] BOI DE PINDARE

Vocabulário
[pt] ORALIDADE

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] BELONGING

Vocabulário
[en] BOI DE PINDARE

Vocabulário
[en] ORALITY

Vocabulário
[en] MEMORY

Resumo
[pt] A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória, Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano. Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos.

Resumo
[en] Boi de Pindaré s masters: Education, Memory, Belonging and Orality investigated the educational practices of the two formal Masters of the Boi de Pindaré: Master Castro and Marter João do Sá Viana told through their identity narratives and of the subjects who participate. The trajectories of the masters were studied from comings and goings, in a process of ruptures, sutures that is natural in the identity of the human being. The importance of these Masters cannot be highlighted as non-formal educators of the popular culure of Maranhão because it is through their teaching that the elements contained in the tradition of Bumba meu boi of Maranhão are propagated, which were full of meanings and full of symbologies and as memories and knowledge revealed a network of knowledge built and reconstructed, enabling, an attentive relationship and exchange of knowledge through orality and pedagogical practices that arouse provocations and dialogism. In this context, the female role is studied through the empowerment of women who make the Boi de Pindaré, recognizing their leadership within the nuclei that act and the visibility of their actions as propagators of tradition. Non-formal teaching is carried out in rehearsals, during presentations and mainly in the educational space at headquarters, which is open to the entire community as a social and cultural place for coexistence, teaching and learning. Documentary analysis and oral history were used as a methodology, based on interviews with masters and players of the Ox of Pindaré. It is concluded that these singing Masters play an important role as non-formal educators of Maranhão popular culture, because it is throung their teachings that the knowledge, contained in the tradition of Bumba my ox of Maranhão is propagated, which has popular elements full of meanings and full of symbologies and memories and Knowledge. The research revealed a network of reconstructed knowledge, which enable connections and exchange of knowledge through orality and pedagogical practices that arouse provocations and diaologism.

Orientador(es)
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
HELENA MARIA MARQUES ARAUJO

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
JEFFERSON DA COSTA SOARES

Banca
CAROLINA CHRISTIANE DE SOUZA MARTINS

Catalogação
2022-06-06

Apresentação
2022-02-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF