Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA

Título
[pt] POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA

Autor
[pt] MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS

Vocabulário
[pt] GUIMARAES ROSA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE LITERATURA

Vocabulário
[pt] INFANCIAS

Vocabulário
[pt] CURRICULO

Vocabulário
[pt] BNCC

Vocabulário
[en] GUIMARAES ROSA

Vocabulário
[en] LITERATURE INSTRUCTION

Vocabulário
[en] CHILDHOODS

Vocabulário
[en] CURRICULUM

Vocabulário
[en] BNCC

Resumo
[pt] Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.

Resumo
[en] This dissertation stems from an investigation of the children who inhabit four short stories in Guimarães Rosa s Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do Audaz Navegante, As margens da alegria and Pirlimpsiquice, assuming childhood as a philosophical epistemic category which can and should partake in pedagogical and educational narratives. In order to do so, each chapter endeavors to capture theoretical subsidies in Rosa s childhoods which could distend the planned and businesslike tone often found in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brazil s Common Core Curriculum, a normative document which generates all the national curricula. This research is concerned particularly with the artistic-literary field in the final stages of middle school and aims to create alternative BNCC reading cartographies, discussing the relationships formed by school with time, literature, and diversity. The dissertation is permeated with reflections based on Deleuze-Guattarian and Benjaminian ideas, in addition to conversing with the so-called post-critical approaches to curriculum, always committed with defending the institution of school. Finally, an intervention by the aforementioned children on the body of the BNCC intrudes the investigation, proposing erasures and overwriting which can both perform and make the imagined cartographies present in the document.

Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
BERNARDINA MARIA DE SOUSA LEAL

Catalogação
2022-05-26

Apresentação
2022-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF