Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EFEITOS DE SPILLOVER DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: EVIDÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Título
[en] SPILLOVER EFFECTS OF FULL-DAY SCHOOLS: EVIDENCE FROM SÃO PAULO STATE

Autor
[pt] GABRIEL DE CAMPOS GONCALVES DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] POLITICAS PUBLICAS

Vocabulário
[pt] EXTERNALIDADES

Vocabulário
[pt] COMPETICAO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Vocabulário
[en] PUBLIC POLICY

Vocabulário
[en] SPILLOVER

Vocabulário
[en] SCHOOL COMPETITION

Vocabulário
[en] FULL-DAY SCHOOL

Resumo
[pt] O prolongamento do tempo escolar é uma política atraente que os países de renda média vêm adotando. No entanto, apesar de um número crescente de trabalhos analisando o impacto do aumento do tempo de instrução no desempenho dos alunos, pouco se sabe sobre o spillover que esse tipo de política gera, apesar de seu alto custo para alunos pobres de países em desenvolvimento. Assim, avaliamos o impacto das escolas de período integral nas escolas públicas regulares (meio período). Para isso, analisamos o Programa de Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo para o ensino médio em um conjunto de dados com geolocalizações de escolas. Usamos uma estratégia dinâmica de diferença-em-diferenças para mostrar que as escolas de período integral alteram a composição de alunos e professores das escolas regulares vizinhas e afetam negativamente seu desempenho e evasão. Além disso, estimamos o impacto do PEI nas escolas tratadas removendo o viés de spillover e confirmamos que os spillovers são relativamente pequenos em comparação com os ganhos do programa.

Resumo
[en] Lengthening school time is an attractive policy that middle-income countries have been adopting. However, regardless of an increasing number of works analyzing the impact of increasing instructional time on students achievement, little is known about the spillover that this kind of policy generates, despite its high cost for poor students from developing countries. Therefore, we evaluate the impact of full-day schools on regular public schools (part-time). To do so, we analyze the Programa de Ensino Integral (PEI) of São Paulo state for secondary education in a dataset with schools geolocations. We use a dynamic difference-in-differences strategy to show that full-day schools change students and teachers composition of nearby regular schools and negatively affect their achievement and drop-out. Furthermore, we estimate PEI impact on treated schools removing spillover bias and confirm that the spillovers are relatively small compared with the program s gains.

Orientador(es)
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO

Banca
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO

Banca
URSULA MATTIOLI MELLO

Banca
LEONARDO ROSA

Catalogação
2022-05-17

Apresentação
2022-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59050@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59050@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59050


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF