Título
[en] AN OBJECT ORIENTED CLASS STRUCTURE FOR STEEL PROFILES DESIGN VERIFICATION IN MATLAB
Título
[pt] UMA ESTRUTURA DE CLASSES ORIENTADA A OBJETOS PARA VERIFICAÇÃO DE PROJETO DE PERFIS METÁLICOS EM MATLAB
Autor
[pt] RONALD JUNIOR LEMOS ASSUNCAO
Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO ORIENTADA A OBJETOS
Vocabulário
[pt] PORTICOS PLANOS
Vocabulário
[pt] DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE ACO
Vocabulário
[pt] MATLAB
Vocabulário
[en] OBJECT-ORIENTED PROGRAMMING
Vocabulário
[en] PLANAR FRAME STRUCTURES
Vocabulário
[en] DESIGN OF STEEL STRUCTURES
Vocabulário
[en] MATLAB
Resumo
[pt] Esta dissertação descreve a extensão de uma ferramenta educacional
(LESM – Linear Elements Structure Model), desenvolvida na PUC-Rio
e implementada no ambiente do MATLAB, para dimensionamento de
pórticos metálicos bidimensionais seguindo os preceitos da norma brasileira
NBR8800:2008. Todas as etapas de desenvolvimento são descritas detalhadamente, trazendo também referências à norma utilizada, visto que a
funcionalidade deve atender rigorosamente a seus preceitos. As etapas adotadas
são: levantamento de requisitos da funcionalidade, levantamento de requisitos
do software, análise, projeto do programa, codificação, teste e operação. Vale
ressaltar que todos os desdobramentos das etapas são baseados na linguagem
orientada a objetos MATLAB, na qual o software LESM foi desenvolvido.
As etapas de desenvolvimento são elucidadas através de esquemas UML
(Linguagem de Modelagem Unificada) para que haja maior entendimento dos
relacionamentos organizacionais e processuais utilizados. Dessa maneira podem
ser traçados comparativos das novas estruturas de dados implementadas com
as anteriormente disponíveis na documentação do LESM. Além disso, apesar
da linguagem predominante utilizada no desenvolvimento ser a linguagem do
MATLAB, há menções relacionais à JavaScript, utilizado para elaborar alguns
recursos da nova funcionalidade. Por fim, após esclarecer todas as nuances
do processo de desenvolvimento, são modelados exemplos práticos utilizando
o LESM com o intuito de demonstrar a nova funcionalidade adicionada e a
acurácia de seus resultados.
Resumo
[en] This document describes the extension of an educational tool (LESM –
Linear Elements Structure Model), developed on PUC-Rio and implemented in
the MATLAB environment for metallic dimensioning of 2D frames, following
the precepts of the Brazilian dimensioning standard, NBR8800:2008. The
entire development steps are described in details, along with references of
the standard used, since the new feature must strictly attend its precepts.
The order of the adopted steps is: feature requirements gathering, software
requirements gathering, analysis, program project, coding, test and operation.
It is worth mentioning that all of the steps are based on the objects
oriented language MATLAB, which the software LESM was developed.
The previously mentioned phases are elucidated through UMLs schemes
for a better understanding of the organizational relationships and processes
used. Thus, comparatives of the implemented new data structure with the
previously available in LESM documentation, disposed in UML diagrams,
can be traced. Furthermore, despite the predominant language used in the
development is MATLAB, will be also mentions to JavaScript, used to
elaborate some resources of the new feature. Finally, after clarifying all aspects
of the development process, practical examples using LESM are modeled to
demonstrate the new feature along with the results accuracy.
Orientador(es)
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA
Banca
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA
Banca
LUCIANO RODRIGUES ORNELAS DE LIMA
Banca
ANTONYONY CARLOS JORDAO HEITOR
Banca
DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO
Catalogação
2022-04-28
Apresentação
2021-08-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58757@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58757@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58757
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF