Título
[pt] A ARBITRAGEM NO SETOR ELÉTRICO
Autor
[pt] FELIPE DE CARVALHO GUTLERNER
Vocabulário
[pt] ENERGIA ELETRICA
Vocabulário
[pt] CAMARA DE COMERCIALIZACAO DE ENERGIA ELETRICA
Vocabulário
[pt] ARBITRAGEM
Vocabulário
[pt] SETOR ELETRICO
Resumo
[pt] A presente monografia trata da utilização da arbitragem como meio de solução de controvérsias relativas à comercialização de energia elétrica no Brasil, apresentando suas particularidades e peculiaridades.
Após uma breve introdução acerca do panorama histórico do setor de energia elétrica no país, será apresentada a evolução legislativa ocorrida neste setor, que culminou com a escolha da arbitragem para a resolução de conflitos oriundos da comercialização de energia elétrica.
Com isso, será explicada a grande controvérsia oriunda da referida escolha, que diz respeito à manifestação expressa de vontade dos agentes do setor elétrico em solucionar seus litígios pela via arbitral, requisito indispensável para a vinculação da parte à determinada cláusula compromissória.
Posteriormente, passa-se a analisar os principais aspectos da Convenção Arbitral da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, como os conflitos que podem ser levados para a arbitragem e a sua polêmica redação.
Por fim, tendo em vista o interesse social em torno dos litígios relativos à comercialização de energia elétrica, que podem trazer impactos para a população em geral, será analisado o dever de confidencialidade nesses procedimentos arbitrais.
Orientador(es)
ANDRE CHATEAUBRIAND MARTINS
Catalogação
2022-04-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58620@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58620
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF