Título
[en] ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING
Título
[pt] ARTE E SUJEITO MODERNO: A (RE)PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA PINTURA DO SÉCULO XIX
Autor
[pt] DESIREE VALENTE SPESSOTE
Vocabulário
[pt] PINTURA DO SECULO XIX
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] INDIVIDUALIDADE
Vocabulário
[pt] INTERIORIDADE
Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE
Vocabulário
[en] 19TH CENTURY PAINTING
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] INDIVIDUALITY
Vocabulário
[en] INTERIORITY
Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY
Resumo
[pt] A presente dissertação pretende investigar os diálogos entre a pintura
oitocentista e a subjetividade moderna, explorando como a modulação subjetiva
do século XIX se torna visível na produção artística do período em questão ao
mesmo tempo que também produz impactos no campo da arte. Partindo de Michel
Foucault, que ensina a questionar o que é visto como inevitável, esta pesquisa
compreende que a forma que estamos e nos relacionamos com o mundo não é
natural, mas histórica, e que a experiência subjetiva do homem moderno,
caracterizado pela sua interioridade psicológica, reverbera em diversas produções humanas — entre as quais a arte, sobretudo a pintura, ocupa um lugar de especial destaque. Sem estabelecer causas e consequências diretas, este trabalho tem como objetivo construir relações entre a pintura e as maneiras de perceber e experimentar o mundo que são produzidas na Modernidade, investigando como as novas possibilidades no campo artístico podem ser compreendidas tanto como produtos quanto como produtoras de uma nova experiência de ser sujeito.
Resumo
[en] The present work intends to investigate the possible dialogues between
19th century painting and modern subjectivity, exploring how the subjective
modulation of the 19th century became visible in the artistic production of the
period, while also creating impact in the field of art. Starting with Michel
Foucault, who teaches to question what is seen as inevitable, this research
understands that the way we are and relate to the world is not natural, but
historical, and that the subjective experience of the modern man, characterized by his psychological interiority , reverberates in several human productions —
among which art, especially painting, occupies a special place. Without
establishing direct causes and consequences, this work aims to build a relationship between painting and the ways of perceiving and experiencing the world that are produced in Modernity, investigating how the new possibilities in the artistic field can be understood both as products and as producers of a new experience of being a subject.
Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
TITO MARQUES PALMEIRO
Banca
DENISE COSTA LOPES
Catalogação
2022-04-07
Apresentação
2022-03-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58535
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF