Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ART AND THE MODERN SUBJECT: THE (RE)PRODUCTION OF SUBJECTIVITY IN 19TH CENTURY PAINTING

Título
[pt] ARTE E SUJEITO MODERNO: A (RE)PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA PINTURA DO SÉCULO XIX

Autor
[pt] DESIREE VALENTE SPESSOTE

Vocabulário
[pt] PINTURA DO SECULO XIX

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[pt] INDIVIDUALIDADE

Vocabulário
[pt] INTERIORIDADE

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[en] 19TH CENTURY PAINTING

Vocabulário
[en] MODERNITY

Vocabulário
[en] INDIVIDUALITY

Vocabulário
[en] INTERIORITY

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Resumo
[pt] A presente dissertação pretende investigar os diálogos entre a pintura oitocentista e a subjetividade moderna, explorando como a modulação subjetiva do século XIX se torna visível na produção artística do período em questão ao mesmo tempo que também produz impactos no campo da arte. Partindo de Michel Foucault, que ensina a questionar o que é visto como inevitável, esta pesquisa compreende que a forma que estamos e nos relacionamos com o mundo não é natural, mas histórica, e que a experiência subjetiva do homem moderno, caracterizado pela sua interioridade psicológica, reverbera em diversas produções humanas — entre as quais a arte, sobretudo a pintura, ocupa um lugar de especial destaque. Sem estabelecer causas e consequências diretas, este trabalho tem como objetivo construir relações entre a pintura e as maneiras de perceber e experimentar o mundo que são produzidas na Modernidade, investigando como as novas possibilidades no campo artístico podem ser compreendidas tanto como produtos quanto como produtoras de uma nova experiência de ser sujeito.

Resumo
[en] The present work intends to investigate the possible dialogues between 19th century painting and modern subjectivity, exploring how the subjective modulation of the 19th century became visible in the artistic production of the period, while also creating impact in the field of art. Starting with Michel Foucault, who teaches to question what is seen as inevitable, this research understands that the way we are and relate to the world is not natural, but historical, and that the subjective experience of the modern man, characterized by his psychological interiority , reverberates in several human productions — among which art, especially painting, occupies a special place. Without establishing direct causes and consequences, this work aims to build a relationship between painting and the ways of perceiving and experiencing the world that are produced in Modernity, investigating how the new possibilities in the artistic field can be understood both as products and as producers of a new experience of being a subject.

Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
TITO MARQUES PALMEIRO

Banca
DENISE COSTA LOPES

Catalogação
2022-04-07

Apresentação
2022-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58535@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58535


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF