Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BETWEEN MEEPLES AND DICES: BOARD GAMES AS GOODS, CONSUMPTION OF EXPERIENCE AND MEDIA

Título
[pt] ENTRE PEÇAS E DADOS: OS JOGOS DE TABULEIRO COMO BENS, CONSUMO DE EXPERIÊNCIA E MÍDIA

Autor
[pt] ANNIE LAURIE LATTARI FERREIRA BRAGA

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] MIDIA

Vocabulário
[pt] GAMES STUDIES

Vocabulário
[pt] CIRCULO MAGICO

Vocabulário
[pt] CONSUMO DE EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] JOGO DE TABULEIRO

Vocabulário
[pt] JOGOS DE TABULEIRO

Vocabulário
[pt] JOGOS ANALOGICOS

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] ESTUDOS CULTURAIS

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] MEDIA

Vocabulário
[en] GAMES STUDIES

Vocabulário
[en] MAGIC CIRCLE

Vocabulário
[en] CONSUMPTION OF EXPERIENCE

Vocabulário
[en] BOARD GAME

Vocabulário
[en] TABLE GAMES

Vocabulário
[en] TABLETOP GAMES

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] CULTURAL STUDIES

Resumo
[pt] Os jogos de tabuleiro, também chamados de board games, são comumente associados a jogos como Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, entre outros. Contudo, nos últimos anos, a indústria mundial se diversificou e atualmente podese observar uma grande inovação nos títulos, além do crescente interesse do público por novos jogos analógicos. Em uma sociedade cada vez mais individualista e tecnológica, os board games proporcionam interações comunicacionais presenciais entre indivíduos, movimento reverso às relações virtuais. Dessa forma, esta pesquisa pretende abordar os jogos de tabuleiro em um contexto comunicacional e cultural, tendo como objetivo a compreensão do momento significativo (e repleto de significado) que o retorno do interesse por esse tipo de jogo pode vir a refletir. Para isso, analisamos o jogo de tabuleiro sob três dimensões: objeto (sob a ótica das teorias do consumo); atividade (a ideia de Círculo Mágico, a imersão do jogador e seu provável consumo de experiência) e mídia (a possibilidade da leitura dos jogos de tabuleiro como textos de mídia e sua ressonância cultural). Como metodologia, adotamos entrevistas qualitativas semiestruturadas e entrevistas quantitativas (aplicação de survey junto a um público praticante), além da revisão bibliográfica que percorreu obras de Paul Booth, Jesper Juul, Stewart Woods, Emmanoel Ferreira (na área dos Games Studies); Mary Douglas, Jean Baudrillard (na área do consumo); Cláudia Pereira, Tatiana Siciliano e Everardo Rocha (na ideia de consumo de experiência); e Jesús Martín-Barbero, Ana Carolina Escosteguy, Douglas Kellner (sob a ótica da mídia e dos Estudos Culturais), entre outros autores.

Resumo
[en] Table games, also called board games, are commonly associated with games such as Monopoly, Risk, Game of Life, among others. However, in recent years, the world industry has diversified and today you can see a great innovation in titles, in addition to the growing public interest in new analogue games. In an increasingly individualistic and technological society, board games provide face-to-face communicational interactions between us, a reverse movement to virtual relationships. Thus, this research intends to approach board games in a communicational and cultural context, aiming to understand the significant moment (and full of meaning) that the return of interest in this type of game may reflect. For this, we analyze the board game under three dimensions: object (from the perspective of consumption theories); activity (the idea of the magic circle, the player s immersion and his probable consumption of experience) and media (the possibility of reading board games as media texts and their cultural resonance). As a methodology, we adopted semi-structured qualitative interviews and quantitative interviews (application of survey in a practicing public), in addition to the bibliographical review that covered the works of Paul Booth, Jesper Juul, Stewart Woods, Emmanoel Ferreira (in the area of Games Studies); Mary Douglas, Jean Baudrillard (in the area of consumption); Cláudia Pereira, Tatiana Siciliano and Everardo Rocha (in the idea of consumption of experience); and Jesús MartínBarbero, Ana Carolina Escosteguy, Douglas Kellner (from the perspective of the media and Cultural Studies), among other authors.

Orientador(es)
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA

Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
EMMANOEL MARTINS FERREIRA

Catalogação
2022-03-31

Apresentação
2022-02-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58434@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58434@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58434


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF