Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INTERACTIONS THROUGH COMMENTS ON YOUTUBE ON THE TOPIC OF FEMINISM

Título
[pt] INTERAÇÕES ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS NO YOUTUBE FRENTE À TEMÁTICA DO FEMINISMO

Autor
[pt] GABRIELA VIOL VALLE

Vocabulário
[pt] FEMINISMO

Vocabulário
[pt] NETNOGRAFIA

Vocabulário
[pt] DEBATE SOBRE GENERO

Vocabulário
[pt] COMENTARIOS NA INTERACAO VIRTUAL

Vocabulário
[pt] PATRIARCADO

Vocabulário
[pt] YOUTUBE

Vocabulário
[en] FEMINISM

Vocabulário
[en] NETNOGRAPHY

Vocabulário
[en] GENDER DEBATE

Vocabulário
[en] COMMENTS ON VIRTUAL INTERACTION

Vocabulário
[en] PATRIARCHY

Vocabulário
[en] YOUTUBE

Resumo
[pt] O foco do presente estudo são interações através de comentários em um vídeo do YouTube que aborda a temática do feminismo O objetivo principal da pesquisa consiste em analisar debates sobre gênero na rede social, mediante comentários de um vídeo. A base teórico-analítica apoia-se em abordagens na interface de ordem interacional entre a Sociolinguística Interacional, a Análise da Conversa e a Antropologia Linguística. Da Sociolinguística Interacional, são importantes os conceitos de Goffman de footing, face, gerenciamento de impressão e performance. Da Análise da conversa, são utilizados os conceitos de formulação e accounts. Da Antropologia Linguística, são consideradas as concepções de indexicalidade e escalas. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista e netnográfica. A análise dos comentários, a partir do vídeo do YouTube selecionado na pesquisa, foi feita em dois momentos. No primeiro, os comentários versam sobre a pluralidade do feminismo. Há diferentes participações no fluxo da interação, com relações de concordância, discordância e indagações. No segundo momento, os comentários indicam manifestações interacionais conduzindo a um debate sobre gênero, com os direitos dos homens e a busca pela igualdade de gênero. Na ordem micro, os participantes trazem a ordem macro, dicotomizando o feminismo, em seus alinhamentos. Nas análises, nota-se que o meio termo dificilmente surge na interação. Há posturas de ataques e contra-ataques, que ora defendem o feminismo, ora questionam e reforçam o patriarcado.

Resumo
[en] The focus of the present study is interactions through comments on a YouTube video that addresses the issue of feminism. The main objective of the research is to analyze debates about gender in the social network, through comments on a video. The theoretical-analytical basis is based on approaches in theinteractional order between Interactional Sociolinguistics, Conversation Analysis and Linguistic Anthropology. From Interactional Sociolinguistics, Goffman s concepts of footing, face,impression management and performance are important. From Conversation Analysis, the concepts of formulation and accounts are used. From Linguistic Anthropology, the concepts of indexicality and scales are considered. The research methodology is qualitative and interpretive, with a netnographic nature. The analysis of the comments, based on the YouTube video selected in the research, was carried out in two moments. In the first, the comments are about the plurality of feminism. There are different participationsin the flow of interaction, with relationships of agreement, disagreement and questions. In the second moment, the comments indicate interactional manifestations leading to a debate on gender, with men s rights and the search for gender equality. In the micro order, the participants bring the macro order, dichotomizing feminism, in their alignments. In the analyses, it is noted that the middle ground hardly appears in the interaction. There are postures of attacks and counter-attacks, which sometimes defend feminism, sometimes question and reinforce patriarchy.

Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Coorientador(es)
RENATA MARTINS AMARAL

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
RENATA MARTINS AMARAL

Catalogação
2022-03-24

Apresentação
2022-02-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58268@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58268@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58268


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF