Título
[pt] A HISTÓRIA DA AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS
Autor
[pt] JAN PETER GANTER DE OTERO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] MEMORIA E IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA AMERICA
Vocabulário
[pt] LIVROS DIDATICOS
Resumo
[pt] Este trabalho busca interpretar a inserção da história da América na cultura escolar brasileira através da análise de livros didáticos. Os livros didáticos são aqui compreendidos como vestígios da cultura histórica escolar brasileira. Este trabalho identifica que o ensino de história, baseado na idéia da construção de
uma memória e identidade social, possui limites em relação à história da América. A genealogia da nação apresentada como européia , branca e cristã, a visão eurocêntrica dos fenômenos históricos americanos e a profunda divisão entre EUA e América latina se destacam como empecilhos à elaboração de estudos
diversificados acerca do continente no ensino de história escolar.
Orientador(es)
LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA
Catalogação
2022-03-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58226@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58226
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF