Título
[en] HOW STUDENTS AND TEACHERS LOOK AT MATHEMATICS AND HOW IT IS TAUGHT
Título
[pt] O OLHAR DE ALUNOS E DE PROFESSORES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO
Autor
[pt] YARA MARIA LEAL HELIODORO
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Resumo
[pt] É sabido que, pelo menos nas duas últimas décadas, vem-se
acentuando, no Brasil, o interesse pelo estudo das
representações sociais em diversos campos,
tais como: educação, psicologia, antropologia, sociologia,
política, como também na área de saúde e meio ambiente,
entre outros. O estudo das representações sociais busca
respostas para os problemas detectados e soluções para seu
enfrentamento. Entendemos que o olhar psicossocial
expresso nas representações sociais possibilitará, também,
rever questões referentes a dificuldades que alunos dos
cursos de magistério do 2º grau apresentam em relação à
aprendizagem da matemática e às dificuldades que
os professores de Matemática e de Metodologia da Matemática
sentem em relação ao ensino dessa área de conhecimento.
Pretendemos, neste artigo, focalizar algumas representações
a respeito da matemática, na perspectiva de contribuir com
o debate acerca do modo como alunos e professores
percebem essa área do conhecimento e o seu ensino.
Resumo
[en] It is well known that, over at least the last two decades,
there has been a growing interest in Brazil in the study of
social representations in various fields, such as:
education, psychology, anthropology, sociology, politics,
as well as in the areas of health, the environment, etc.
The study of social representations seeks responses to the
problems detected and solutions to confront them. We
understand that the psycho-social look expressed in social
representations will also make it possible to look again at
questions referring to difficulties which students
attending the teacher training courses for high schools
present in relation to the learning of mathematics and to
the difficulties which the teachers of Mathematics and of
the Methodology of Mathematics feel in relation
to the teaching of this discipline. We intend, in this
paper, to focus on some representations with respect to
mathematics, with a view to contributing to the
debate about the manner in which students and teachers
perceive this area of knowledge and how it is taught.
Catalogação
2004-12-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5798@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5798@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF