Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PELOS CAMINHOS DE CLARA DOS ANJOS: CARTOGRAFIA HISTÓRICA E LITERÁRIA NOS SUBÚRBIOS DE LIMA BARRETO

Título
[en] THROUGH THE PATHS OF CLARA DOS ANJOS: HISTORICAL AND LITERARY CARTOGRAPHY IN THE SUBURBS OF LIMA BARRETO

Autor
[pt] BARBARA CRISTINA SOARES P ARARIPE

Vocabulário
[pt] HISTORIA

Vocabulário
[pt] HISTORIA DO LUGAR

Vocabulário
[pt] RACISMO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] LIMA BARRETO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] HISTORY

Vocabulário
[en] HISTORY OF THE PLACE

Vocabulário
[en] RACISM

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] LIMA BARRETO

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] O presente trabalho apresenta pesquisa de mestrado vinculado ao programa ProfHistória pela PUC-Rio que analisou a importância do uso da literatura, em especial a de Lima Barreto e de seu romance Clara dos Anjos, no ensino de História. O trabalho defende a relevância do conceito da narrativa histórica no processo de consolidação do conhecimento histórico escolar. A pesquisa analisou e historicizou temas relevantes presentes no romance e em outras obras do autor citado, tais como a evolução urbana do Rio de Janeiro e seus subúrbios, o racismo e suas relações com a educação no Brasil, a organização do movimento negro, assim como as conquistas e propostas por uma educação antirracista no Brasil. Como resultado temos o desenvolvimento da proposta pedagógica que apresenta um mapa, com atividades voltadas ao ensino de história, a partir da cartografia histórica e literária pelas ruas dos subúrbios cariocas.

Resumo
[en] This work presents a master s research linked to the ProfHistória program at PUC-Rio, which analyzed the importance of using literature, especially that of Lima Barreto and his novel Clara dos Anjos, in the teaching of history. The work defends the relevance of the concept of historical narrative in the process of consolidating school historical knowledge. The research analyzed and historicized relevant themes present in the novel and other works by the aforementioned author, such as the urban evolution of Rio de Janeiro and its suburbs, racism and its relationship with education in Brazil, the organization of the black movement, as well as the achievements and proposals for an anti-racist education in Brazil. As a result, we have the development of a pedagogical proposal that presents a map, with activities aimed at teaching history, based on historical and literary cartography through the streets of Rio s suburbs.

Orientador(es)
IAMARA DA SILVA VIANA

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
IAMARA DA SILVA VIANA

Banca
FLAVIO DOS SANTOS GOMES

Catalogação
2022-03-11

Apresentação
2021-12-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57826@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57826@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57826


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF