Título
[pt] O MODERNISMO PARADOXAL DE MÁRIO DE ANDRADE
Título
[en] THE PARADOXAL MODERNISM OF MÁRIO DE ANDRADE.
Autor
[pt] JACKSON DE CARVALHO SAMPAIO
Vocabulário
[pt] NACIONALISMO
Vocabulário
[pt] SEMANA DE ARTE MODERNA
Vocabulário
[pt] CONFORMISMO
Vocabulário
[pt] CONSERVADORISMO
Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] CARATER BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] LINGUA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] ESTILO BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE NACIONAL
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[en] NATIONALISM
Vocabulário
[en] WEEK OF MODERN ART
Vocabulário
[en] CONFORMISM
Vocabulário
[en] CONSERVATISM
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CHARACTER
Vocabulário
[en] BRAZILIAN LANGUAGE
Vocabulário
[en] BRAZILIAN STYLE
Vocabulário
[en] NATIONAL IDENTITY
Vocabulário
[en] MODERNISM
Resumo
[pt] O objetivo central desta tese é demonstrar que o modernismo
defendido e professado por Mário de Andrade foi
conservador, conformista, e que como conseqüência de sua
liderança e atuação como defensor da arte nacionalista, o
ímpeto vanguardista que impulsionou o movimento nos seus
primórdios arrefece e se conforma, com novas roupagens, aos
padrões estéticos conservadores de então. Ao mesmo tempo,
se propõe a mostrar como, através de uma historiografia em
grande parte comprometida com o movimento, se constituiu a
imagem de que o modernismo brasileiro foi uma movimento de
vanguarda e o criador da verdadeira cultura brasileira.
Resumo
[en] The main objective of this thesis is to show that the
modernism which was defended and professed by Mário de
Andrade was conservative, conformist. As a consequence of
his leadership as a defender of nationalist art, the
avangardism impetus that boosted the modernist movement in
its beginning became weaker and later puts it up, in new
clothig, with the conservative standards of the time.
Meanwhile, the thesis try to show how trough a
historiography which is mostly compromised to the modernist
movement, a image was built trying to make a construct
showing the Brazilian modernism as both an avant-garde
movement and creator of the real brazilian art.
Orientador(es)
BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES
Banca
BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Banca
MONICA PIMENTA VELLOSO
Banca
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
Catalogação
2004-12-13
Apresentação
2004-02-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5776@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5776@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5776
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF BIBLIOGRAFIA PDF