Título
[pt] FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL
Título
[en] THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS OF POST-GRADUATE TEACHERS: AN INSTITUTIONAL CHALLENGE
Autor
[pt] MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Vocabulário
[pt] FORMACAO PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO CONTINUADA
Vocabulário
[pt] ALUNO
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL GRADUATION
Vocabulário
[en] CONTINUING EDUCATION
Vocabulário
[en] STUDENT
Vocabulário
[en] TEACHER
Resumo
[pt] Este texto pretende socializar a experiência de formação
continuada dos professores dos cursos de graduação da
Universidade Católica de Pernambuco, consolidada no
PRODOCENTE - Programa de Desenvolvimento
Docente da Pró-reitoria de Graduação e Extensão, coordenado
pelo Departamento de Educação, focalizando, especialmente,
a Oficina Pedagógica sobre Planejamento de Ensino. Todo o
trabalho foi inspirado na concepção de formação continuada
como um processo que tem por objetivo abrir
possibilidades para novos momentos de formação pessoal e
profissional, ancorada e mobilizada pela experiência de
vida e pela identidade do professor, numa perspectiva
dialógica entre o individual e o coletivo. Nessa
perspectiva, a formação continuada dos mencionados
professores foi entendida como condição de trabalho, como
um processo que pode ser concretizado mediante
ações que possibilitem a troca de saberes, a realização de
inovações e tenham como fulcro a experiência docente. A
Oficina Pedagógica Planejamento de Ensino constituiu-se uma
alternativa didática que envolveu as seguintes ações:
descrição da prática de planejamento vivida pelos
participantes, explicação e compreensão dessa prática
mediatizada pelos estudos e elaboração de planos
de ensino. Para os professores, o importante não foi
somente discutir o conteúdo sobre planejamento de ensino,
mas colocá-lo em prática. Serviu, também, para renovar as
expectativas de que, apesar de um contexto adverso,
o ensino bem planejado pode fazer a diferença, para a
maioria dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais
significativa.
Resumo
[en] This text aims to socialize the experience of the
continuing education of the teaching staff of post-graduate
courses at the Catholic University of Pernambuco. This has
been consolidated in PRODOCENTE - the Program for Academic
Staff Development of the Faculty for Post-Graduate and
Extension Studies, and is coordinated by the Department of
Education. It especially focuses on the Pedagogic Workshop
about Planning Teaching. All of the work has been inspired
by the conception of continuing education as a process
which aims to open up possibilities for new realizations in
personal and professional training, anchored in and
mobilized by the life experience and identity of the
teacher and viewed as a dialogue between the individual and
the whole group. Under this view, the continuing education
of these teachers has been understood as a condition of
work, as a process which can be made concrete through
actions which make it possible to exchange knowledge, to
recognize innovations and which also have university
teaching experience as the fulcrum. The Pedagogic Workshop
about Planning Teaching was constituted as a didactic
alternative which involved the following actions:
description of the practice of planning as experienced by
the participants, explanation and understanding of this
practice mediated by studies and drawing up teaching
plans. For the teaching staff, what was important was not
only discussing the content on planning teaching but
putting it into practice. It also served to renew
the expectations that, despite an adverse context, teaching
which is well planned can make the difference, for most
students, and contributes to more significant learning.
Catalogação
2004-12-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF