Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL

Título
[en] THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS OF POST-GRADUATE TEACHERS: AN INSTITUTIONAL CHALLENGE

Autor
[pt] MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA

Vocabulário
[pt] FORMACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO CONTINUADA

Vocabulário
[pt] ALUNO

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL GRADUATION

Vocabulário
[en] CONTINUING EDUCATION

Vocabulário
[en] STUDENT

Vocabulário
[en] TEACHER

Resumo
[pt] Este texto pretende socializar a experiência de formação continuada dos professores dos cursos de graduação da Universidade Católica de Pernambuco, consolidada no PRODOCENTE - Programa de Desenvolvimento Docente da Pró-reitoria de Graduação e Extensão, coordenado pelo Departamento de Educação, focalizando, especialmente, a Oficina Pedagógica sobre Planejamento de Ensino. Todo o trabalho foi inspirado na concepção de formação continuada como um processo que tem por objetivo abrir possibilidades para novos momentos de formação pessoal e profissional, ancorada e mobilizada pela experiência de vida e pela identidade do professor, numa perspectiva dialógica entre o individual e o coletivo. Nessa perspectiva, a formação continuada dos mencionados professores foi entendida como condição de trabalho, como um processo que pode ser concretizado mediante ações que possibilitem a troca de saberes, a realização de inovações e tenham como fulcro a experiência docente. A Oficina Pedagógica Planejamento de Ensino constituiu-se uma alternativa didática que envolveu as seguintes ações: descrição da prática de planejamento vivida pelos participantes, explicação e compreensão dessa prática mediatizada pelos estudos e elaboração de planos de ensino. Para os professores, o importante não foi somente discutir o conteúdo sobre planejamento de ensino, mas colocá-lo em prática. Serviu, também, para renovar as expectativas de que, apesar de um contexto adverso, o ensino bem planejado pode fazer a diferença, para a maioria dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

Resumo
[en] This text aims to socialize the experience of the continuing education of the teaching staff of post-graduate courses at the Catholic University of Pernambuco. This has been consolidated in PRODOCENTE - the Program for Academic Staff Development of the Faculty for Post-Graduate and Extension Studies, and is coordinated by the Department of Education. It especially focuses on the Pedagogic Workshop about Planning Teaching. All of the work has been inspired by the conception of continuing education as a process which aims to open up possibilities for new realizations in personal and professional training, anchored in and mobilized by the life experience and identity of the teacher and viewed as a dialogue between the individual and the whole group. Under this view, the continuing education of these teachers has been understood as a condition of work, as a process which can be made concrete through actions which make it possible to exchange knowledge, to recognize innovations and which also have university teaching experience as the fulcrum. The Pedagogic Workshop about Planning Teaching was constituted as a didactic alternative which involved the following actions: description of the practice of planning as experienced by the participants, explanation and understanding of this practice mediated by studies and drawing up teaching plans. For the teaching staff, what was important was not only discussing the content on planning teaching but putting it into practice. It also served to renew the expectations that, despite an adverse context, teaching which is well planned can make the difference, for most students, and contributes to more significant learning.

Catalogação
2004-12-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5770@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF