Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA POLÍTICA EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO RIO FORMOSO

Título
[en] THE POLICY-PEDAGOGICAL PROJECT OF THE SCHOOL AS AN ELEMENT FOR ARTICULATING EDUCATIONAL POLICY: EXPERIENCE OF RIO FORMOSO

Autor
[pt] MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] RIO FORMOSO (PE)

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO

Vocabulário
[pt] ESTADO

Vocabulário
[pt] FRANQUIA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] RIO FORMOSO (PE)

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] ORGANIZATION

Vocabulário
[en] STATE

Vocabulário
[en] FRANCHISING

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de elaboração do projeto político-pedagógico das escolas do Rio Formoso como elemento basilar para a formulação do diagnóstico educacional do município e referência fundamental para a definição de uma política educacional sistematizada no Plano Municipal de Educação. O ponto de partida para esse processo foi a capacitação da Rede Municipal de Ensino sobre a elaboração do projeto político-pedagógico, segundo a metodologia de planejamento participativo, organizada em três atos: situacional, conceitual e operacional. A vivência desse processo gerou dois produtos com identidades próprias e interrelacionadas: a elaboração do projeto pedagógico das escolas e o delineamento do diagnóstico municipal, do qual emanaram elementos significativos para a formulação de uma política educacional comprometida com a democratização do ensino. Sabe-se que essas sugestões não foram exaustivas no sentido da formulação de uma política educacional para o município, no entanto oferecem contribuições importantes em face do enfrentamento da problemática educacional diagnosticada.

Resumo
[en] This paper sets out to reflect on the process of drawing up a policy-pedagogical project for schools in Rio Formoso as a base element for formulating educational diagnosis in the municipality and as an underlying reference for defining a systematized educational policy in the Municipal Plan for Education. The point of departure for this process has been staff training in the Municipal School Network on drawing up a policy- pedagogical project, in accordance with a participative planning methodology, organized at three levels: situational, conceptual and operational. Taking part in this process has led to two products with their own and inter-related identities: drawing up the pedagogical project for the schools and sketching out the municipal diagnosis. Significant elements have emerged from this for formulating an educational policy committed to democratizing teaching. It is known that these suggestions have not been exhaustive in the sense of formulating an educational policy for the municipality, yet they do make important contributions by facing up to the diagnosed educational problem areas.

Catalogação
2004-12-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF