Título
[pt] O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA POLÍTICA EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO RIO FORMOSO
Título
[en] THE POLICY-PEDAGOGICAL PROJECT OF THE SCHOOL AS AN ELEMENT FOR ARTICULATING EDUCATIONAL POLICY: EXPERIENCE OF RIO FORMOSO
Autor
[pt] MARIA DA CONCEIÇÃO BIZERRA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] RIO FORMOSO (PE)
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO
Vocabulário
[pt] ESTADO
Vocabulário
[pt] FRANQUIA
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] RIO FORMOSO (PE)
Vocabulário
[en] SCHOOL
Vocabulário
[en] ORGANIZATION
Vocabulário
[en] STATE
Vocabulário
[en] FRANCHISING
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo
de elaboração do projeto político-pedagógico das escolas do
Rio Formoso como elemento basilar para a formulação do
diagnóstico educacional do município e referência
fundamental para a definição de uma política educacional
sistematizada no Plano Municipal de Educação. O ponto de
partida para esse processo foi a capacitação
da Rede Municipal de Ensino sobre a elaboração do projeto
político-pedagógico, segundo a metodologia de planejamento
participativo, organizada em três atos: situacional,
conceitual e operacional. A vivência desse processo gerou
dois produtos com identidades próprias e interrelacionadas:
a elaboração do projeto pedagógico das escolas e o
delineamento do diagnóstico municipal, do qual emanaram
elementos significativos para a formulação de uma política
educacional comprometida com a democratização do ensino.
Sabe-se que essas sugestões não foram exaustivas no sentido
da formulação de uma política educacional para o município,
no entanto oferecem contribuições importantes
em face do enfrentamento da problemática educacional
diagnosticada.
Resumo
[en] This paper sets out to reflect on the process of drawing up
a policy-pedagogical project for schools in Rio Formoso as
a base element for formulating educational
diagnosis in the municipality and as an underlying
reference for defining a systematized educational policy in
the Municipal Plan for Education. The point
of departure for this process has been staff training in
the Municipal School Network on drawing up a policy-
pedagogical project, in accordance with a participative
planning methodology, organized at three levels:
situational, conceptual and operational. Taking part in
this process has led to two products with their own and
inter-related identities: drawing up the pedagogical project
for the schools and sketching out the municipal diagnosis.
Significant elements have emerged from this for formulating
an educational policy committed to democratizing teaching.
It is known that these suggestions have not been
exhaustive in the sense of formulating an educational
policy for the municipality, yet they do make important
contributions by facing up to the diagnosed
educational problem areas.
Catalogação
2004-12-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5769@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF