Título
[pt] A METÁFORA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA CRIANÇA COM PERDA AUDITIVA DE GRAU MODERADO
Título
[en] THE METAPHOR IN CONSTRUCTION OF COMPREHENSION BY CHILD WITH MODERATE HEARING LOSS
Autor
[pt] KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Vocabulário
[pt] METAFORA
Vocabulário
[pt] AUDICAO (FISIOLOGIA)
Vocabulário
[pt] DISTURBIOS DA AUDICAO NAS CRIANCAS
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[en] METAPHOR
Vocabulário
[en] HEARING
Vocabulário
[en] HEARING DISORDERS IN CHILDREN
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] CHILD
Resumo
[pt] Este estudo analisa a compreensão de metáforas pela criança
com perda auditiva de grau moderado, indivíduo situado numa
zona limítrofe entre o mundo dos ouvintes e dos surdos de
grau mais severo. Ele se reconhece como falante
e ouvinte, entretanto o seu canal de aquisição da língua
oral -o acústico-articulatório - apresenta uma limitação
receptiva. Surgem daí inquietações, como: se essa limitação
acarreta perdas nas oportunidades de trocas interativas que
interfiram na compreensão metafórica. A amostra foi
constituída por duas crianças com perda auditiva moderada,
com idade entre os nove e os doze anos, que usam próteses
auditivas, recebem acompanhamento fonoaudiológico e
freqüentam escolas privadas. O procedimento de pesquisa
consistiu da apresentação oral de doze metáforas
contextualizadas em histórias curtas a cada um dos
participantes individualmente, ocasião em que foram
questionados sobre o sentido construído na compreensão das
metáforas e quais as estratégias realizadas nessa leitura.
As metáforas foram analisadas segundo a Teoria da Metáfora
Conceptual de Lakoff e Johnson (1980,2002), verificando-se
se as construções realizadas pelas crianças estavam em
conformidade com o sentido sugerido pelo enunciado. A
análise dos dados evidencia que as crianças com perda
auditiva moderada apresentam dificuldade nessas
habilidades, corroborando as hipóteses da pesquisa.
Esperamos, com este estudo, contribuir para o conhecimento
desse indivíduo com perda auditiva, nas suas
peculiaridades interativas e lingüísticas, por ser um
sujeito tão pouco particularizado na literatura, e
aprimorar o atendimento às suas necessidades
fonoaudiológicas e educacionais.
Resumo
[en] This study analyses metaphor comprehension by children with
moderate hearing loss, individuais who are located at an
intermediate zone between listeners and more severely deaf
children. They recognize themselves as speakers and
Iisteners, although their oral language acquisition
channel -the articulate-acoustic -has a receptive
limitation. 80, there are some concerns such as: if the
limitation causes lacks on the interactive changes
oportunities that interfere on the metaphorical
comprehension. The sample consisted of two children with
moderate hearing loss, nine to twelve years-old, hearing
aids users, undergoing speech therapy and attending private
schools. The research procedure was the oral presentation
of twelve metaphors inserted in brief stories to each of
the participant, when they were questioned about the
constructed meaning of the metaphor comprehension and which
were the strategies used for such understanding.
Metaphor analysis was based on the Conceptual Metaphor
Theory by Lakoff and Johnson (1980, 2002) and it was
observed if the constructions made by the children
agreed with the meaning suggested by the utterance. We
found out, after data analysis, that the children with
moderate hearing loss, even though they are at the
age that we expect them to be able to comprehend and to
explain the metaphorical process of meaning construction,
they had difficulty with these skills. We hope that,
with this study, we can contribute to the knowledge of
these individuais with hearing loss, in their interactive
and linguistic particularities, as they are subjects that
have been little dealt with in the literature, and that we
can contribute to improving their speech therapeutic and
educacional needs.
Orientador(es)
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
FRANCISCO CARDOSO GOMES DE MATOS
Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Catalogação
2004-12-03
Apresentação
2004-10-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF