Título
[pt] USO DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA TRACKING DE JOGADORES DE BASQUETE A PARTIR DE UMA ENTRADA DE VÍDEO
Autor
[pt] IAGO RIBEIRO FARROCO
Vocabulário
[pt] DETECCAO DE OBJETOS
Vocabulário
[pt] ROBOFLOW
Vocabulário
[pt] CVAT
Vocabulário
[pt] BASQUETE
Vocabulário
[pt] YOLOV5
Vocabulário
[pt] TRACKING DE JOGADORES
Vocabulário
[pt] REDE NEURAL CONVOLUCIONAL
Resumo
[pt] O mundo tecnológico e o mundo esportivo estão cada vez mais próximos, e no basquetebol não poderia ser diferente. Os dados disponibilizados vão desde a pontuação individual de cada jogador até o quão livre, em pés, se encontrava o arremessador no momento do chute. Porém, esse nível de granularidade estatística é recente, e não se sabe ao certo qual a melhor forma de utilizar esses dados a fim de otimizar a performance do seu time. Com isso, propomos no trabalho um algoritmo de detecção de objetos utilizando a arquitetura de rede YOLOv5 para fazer o reconhecimento dos jogadores e da bola presentes em quadra, além de uma projeção do jogo em miniatura baseado em dados posicionais disponibilizados pela NBA dentre as temporadas de 2013 a 2017. Tais algoritmos foram desenvolvidos no intuito de criar uma base de apoio para a estafe das equipes, onde os resultados serviriam como o primeiro passo na análise do ocorrido dentro de jogo de forma a aumentar a eficiência analítica e a assertividade no momento de estudo do jogo.
Orientador(es)
MARCELO GATTASS
Coorientador(es)
LUIZ FERNANDO TRINDADE SANTOS
Catalogação
2022-03-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57529@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57529
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