Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] METACOGNITION AND METAMEMORY IN PATIENTS WITH RIGHT AND LEFT TEMPORAL LOBE EPILEPSY AFTER NEUROSURGERY

Título
[pt] METACOGNIÇÃO E METAMEMÓRIA EM PACIENTES COM EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL À ESQUERDA E À DIREITA APÓS A NEUROCIRURGIA

Autor
[pt] MONIQUE CASTRO PONTES

Vocabulário
[pt] MEMORIA EPISODICA

Vocabulário
[pt] TAREFA MANIPULACAO DE SUCESSO-FRACASSO

Vocabulário
[pt] METAMEMORIA

Vocabulário
[pt] EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL

Vocabulário
[pt] METACOGNICAO

Vocabulário
[en] EPISODIC MEMORY

Vocabulário
[en] SUCCESS-FAILURE MANIPULATION TASK

Vocabulário
[en] METAMEMORY

Vocabulário
[en] METACOGNITION

Resumo
[pt] A Epilepsia do Lobo Temporal (ELT) é a forma mais comum de epilepsia em adultos, com uma proporção considerável de pacientes que não respondem a diferentes abordagens terapêuticas e precisam recorrer à intervenção cirúrgica. A ELT está ligada a déficits cognitivos, mas poucos estudos investigaram habilidades metacognitivas nesse grupo. Dois estudos foram conduzidos para avaliar a metacognição e a metamemória em pacientes adultos com lesões temporais direitas ou esquerdas associadas à ELT refratária após neurocirurgia. No Estudo 1, foram utilizadas tarefas experimentais computadorizadas de Manipulação de Sucesso-Fracasso de memória e de tempo de reação e metacognição sendo medida pela discrepância entre estimativas pós- teste e desempenho real. O Estudo 2 explorou metamemória para testes de memória episódica verbal e visual com estimativas globais de desempenho antes e depois dos ensaios. Os resultados do Estudo 1 indicam que os pacientes podem discriminar as condições de sucesso e fracasso, particularmente para tarefas de tempo de reação. O estudo 2 indicou que os pacientes com lesão no hemisfério esquerdo apresentam um padrão de superestimação, tanto para a memória visual quanto verbal, em relação aos pacientes do hemisfério direito. Esses resultados são discutidos em relação à potencial ajuda da metacognição em intervenções terapêuticas, especialmente na criação de estratégias compensatórias que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida na ELT.

Resumo
[en] Temporal Lobe Epilepsy (TLE) is the most common form of epilepsy in adults, with a considerable proportion of patients who do not respond to different therapeutic approaches and have to resort to surgical intervention. TLE is linked to cognitive deficits, but few studies have investigated metacognitive abilities in this group. Two studies were conducted to assess metacognition and metamemory on adult patients with right or left temporal lesions associated with refractory TLE after neurosurgery. In Study 1, computerized experimental Success-Failure Manipulation tasks exploring memory and reaction time were used, with participants doing easy (success) and hard (failure) tasks for each task type and metacognition being measured by discrepancy between post-test estimations and actual performance. Study 2 explored metamemory for verbal and visual episodic memory tests with global estimations of performance before and after trials. Results of Study 1 indicate that patients can discriminate the success and failure conditions, particularly for reaction time tasks. Study 2 indicated that left hemisphere patients show a pattern of overestimation, both for visual and verbal memory, in relation to right hemisphere patients. These results are discussed in relation to the potential aid of metacognition in therapeutic interventions, especially in the creation of compensatory strategies that can help improving quality of life in TLE.

Orientador(es)
DANIEL CORREA MOGRABI

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
DANIEL CORREA MOGRABI

Banca
ELODIE BERTRAND

Banca
NICOLLE ZIMMERMANN

Catalogação
2022-02-18

Apresentação
2019-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57453@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57453@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57453


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF