Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA NOVA BATERIA INFANTOJUVENIL DE AVALIAÇÃO DE TEORIA DA MENTE

Título
[en] DEVELOPMENT AND VALIDITY EVIDENCE OF A NEW THEORY OF MIND BATTERY FOR CHILDREN

Autor
[pt] CONCEICAO SANTOS FERNANDES

Vocabulário
[pt] TEORIA DA MENTE

Vocabulário
[pt] MARCADOR SOCIOCOGNITIVO

Vocabulário
[pt] BTOM

Vocabulário
[pt] TEA

Vocabulário
[pt] FUNCAO EXECUTIVA

Vocabulário
[en] THEORY OF MIND

Vocabulário
[en] SOCIOCOGNITIVE MARKES

Vocabulário
[en] BTOM

Vocabulário
[en] ASD

Vocabulário
[en] EXECUTIVE FUNCTION

Resumo
[pt] A teoria da mente (ToM) é definida como a habilidade de inferir estados mentais internos de outras pessoas. Há consenso na literatura de que ToM é um marcador sociocognitivo do Transtorno do Espectro autista-TEA. A testagem é realizada, em grande parte, a partir de um paradigma denominado falsa crença. Contudo, verifica-se a necessidade de instrumentos de avaliação mais apurados, que compreendam: a complexidade do constructo, a relação com outros domínios cognitivos como funções executivas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar evidências de validade de um novo instrumento que avalie os diferentes domínios de ToM para auxílio de diagnóstico em crianças com TEA. Este estudo foi registrado no Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio. O projeto foi dividido em quatro estudos, que englobavam desde uma revisão bibliográfica sobre as tarefas de ToM utilizadas em avaliações de crianças com diagnóstico de TEA, até mostrar evidências de validade do instrumento de nominado Bateria de avaliação em Teoria da Mente-BToM. Os resultados mostraram que BToM possui evidências de validade de conteúdo e de constructo, bem como de precisão. Além disso, identifica tarefas de Estados Mentais e Verbalizações, como possíveis marcadores sociocognitivos no diagnóstico de fenótipos mais leves do TEA.

Resumo
[en] Theory of Mind (ToM) is defined as the ability to infer other s internal mental states. There is a consensus in the literature that ToM is a sociocognitive marker of Autism Spectrum Disorder-ASD. Performance is assessed in majority from false belief paradigm. However, there is a need for more accurate assessment tools, which include: complexity of the construct, interface with other cognitive domains as executive functions. The purpose of this work was to develop and verify validity’s evidences of a new instrument who evaluates differents ToM domains for diagnostic support in children with ASD. This study was registered in the Research Ethics Committee of Pontifical Catholical University of Rio de Janeiro-PUC-Rio. The project was divided into five studies, ranging from a literature review of ToM tasks used in assessments of ASD children, to show validity evidences of the instrument nominated Battery of Theory of Mind-BToM. The results showed BToM has evidence of content and construct validity as well as accuracy. In addition, it identifies Mental States and Verbalizations tasks as possible sociocognitive markers on diagnoses of lighter ASD phenotypes.

Orientador(es)
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
ROSINDA MARTINS OLIVEIRA

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE

Banca
CIDIANE VAZ GONCALVES

Banca
CLEONICE ALVES ROSA

Catalogação
2022-02-18

Apresentação
2019-03-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57444@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57444


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF