Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A CHILD ESCAPES

Título
[pt] UMA CRIANÇA FOGE

Autor
[pt] ROSANA KOHL BINES

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] PRIMO LEVI

Vocabulário
[pt] REFUGIO

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] PRIMO LEVI

Vocabulário
[en] REFUGE

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Resumo
[pt] O trabalho propõe aproximações a um conjunto de cenas literárias, emolduradas pela narrativa de Primo Levi, que envolvem personagens e/ou narradores crianças, em situação de fuga, deslocamento forçado, refúgio e risco de morte. Na abordagem das cenas, interessa pensar o que entra em jogo no ato de ler as narrativas, que tipo de consideração e olhar suscitam, que qualidade de atenção ajudam a construir e que apelos e demandas éticas nos lançam. O empenho é o de refletir sobre as forças da literatura no endereçamento sensível de histórias de crianças ameaçadas, pela elucidação de procedimentos narrativos que fazem aliança com essas pequenas vidas em trânsito e em risco. Explorar, cena a cena, os modos como cada texto ensaia entrar no ponto de vista de uma maneira de existir, não apenas para ver por onde ela vê, mas para fazê-la existir mais, aumentar suas dimensões ou fazê-la existir de outra maneira.

Resumo
[en] This work discusses a range of literary scenes framed by Primo Levi s narrative. The scenes all include child characters and/or narrators placed in contexts of flight, compulsory displacement and refuge, where their lives are often endangered. We are interested in how the narratives elicit specific gazes and forms of apprehension, as well as in how, in the process, they introduce ethical demands and add to the construction of new modes of attention. As we consider the power of literature to sensitively address the stories of vulnerable children, we underscore the narrative procedures which shed light on these mobile, imperiled little lives. Scene after scene, we turn to the ways in which each text attempts to enter the viewpoint of a way of existing, not only to see as it sees, but to make it exist more, to amplify its dimensions, or to make it exist differently.

Catalogação
2022-02-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57365@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57365@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.57365


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF