Título
[en] MOTIVATION OF CONSUMPTION IN JEWELRY RETAIL: PERCEPTION OF STORE ATTRIBUTES
Título
[pt] MOTIVAÇÃO DO CONSUMO NO VAREJO DE JOIAS: PERCEPÇÃO DE ATRIBUTOS DAS LOJAS
Autor
[pt] BRUNO CHUEKE
Vocabulário
[pt] SATISFACAO
Vocabulário
[pt] VAREJO DE JOIAS
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO HEDONICA
Vocabulário
[pt] MARKETING
Vocabulário
[en] SATISFACTION
Vocabulário
[en] JEWELRY RETAIL
Vocabulário
[en] HEDONIC MOTIVATION
Vocabulário
[en] MARKETING
Resumo
[pt] Este estudo tem por objetivo avaliar o efeito da motivação hedônica e utilitária na percepção da atmosfera em uma cadeia de varejo brasileira de joias. Para fundamentar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo realizada com um questionário e algumas entrevistas presenciais, com a intenção de mensurar a disposição/layout da loja e o atendimento ao cliente, para então definir as métricas que impactam significativamente a satisfação e a intenção de recompra do cliente.
O estudo demonstra que os consumidores, em grande maioria, mostram maior satisfação em lojas que utilizam o marketing sensorial, que é uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, mexendo com os cinco sentidos. O comportamento dos consumidores hedônicos evidencia uma forte relação entre a disposição e as características físicas da loja e o atendimento ao cliente, e a satisfação e a intenção de recompra. Assim, é possível concluir com o presente estudo que a satisfação que o consumidor encontra na atmosfera da loja resulta na intenção de recompra.
Resumo
[en] This study aims to evaluate the effect of hedonic and utilitarian motivation on the perception of the atmosphere and on the quality of care, satisfaction, experience and intention of repurchase in a Brazilian jewelry retail chain. A field research fulfielld with a questionnarie and some face-to-face interviews, with the intention of measuring the layout of the store and customer service, and then defining the metrics that significantly impact the customer s satisfaction and repurchase intent. In the vast majority, utility consumers show greater satisfaction in stores that use sensory marketing, which is a subdivision of marketing that aims to work on customer perception through sensory stimuli, that is, by messing with the 5 senses. Hedonic consumers demonstrate a strong relationship between store layout and customer service, and between satisfaction and repurchase intention, which shows that the satisfaction they find in the store atmosphere and in the service itself leads to the intention of repurchase.
Orientador(es)
VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER
Catalogação
2022-02-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57330@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57330@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57330
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