Título
[pt] ENTOAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIAS INFANTIS
Título
[en] INTONATION AND CONSTRUCTION OF MEANINGS IN THE SHARED READING OF CHILDRENS STORIES
Autor
[pt] GILDA LÚCIA DE MELO NOGUEIRA
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] ENTOACAO
Vocabulário
[pt] NARRATIVA (RETORICA)
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário
[en] READING
Vocabulário
[en] INTONATION
Vocabulário
[en] NARRATION RHETORIC
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] PORTUGUESE LANGUAGE
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o
processo de construção de sentido nas narrativas orais, em
contextos interativos, mais especificamente na atividade de
leitura compartilhada, onde o adulto (no caso dessa
pesquisa a mãe) lê uma história para a criança, e
estabelecer qual o papel exercido pelos padrões
entoacionais nessa construção. Participaram deste estudo
dois informantes, mãe e filha. O corpus coletado para este
estudo é constituído por um evento narrativo de história
infantil, durante uma atividade de leitura compartilhada.
Optou-se pelo uso da narrativa, por ser um tipo textual com
uma estrutura definida que auxilia tanto na ampliação das
estratégias de leitura como na construção de sentido do
texto, e também por ser o tipo textual mais presente nas
leituras infantis. O conto escolhido para a atividade
foi -O Pequenino Grão de Areia- (1998), escrito por Ricardo
Filho, e editado pela Paulus Editora. Os dados foram
coletados durante a atividade de leitura compartilhada,
onde a mãe contou a história do Pequenino Grão de Areia
para a criança. A pesquisa se propõe à realização de uma
análise qualitativa da atividade de leitura compartilhada,
analisando o papel da entoação na construção de sentido da
leitura. A análise dos dados foi realizada com base no
modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985),
buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na
leitura do texto pelo adulto e sua relação com a construção
de sentido dessa leitura. A análise dos resultados aponta
que a entoação assume as três funções textuais;
organizacional, informativa e interacional, que têm papel
decisivo na construção de sentido durante a atividade de
leitura compartilhada.
Resumo
[en] This work aims at investigating the process of construction of meaning in oral narratives, in interactive contexts,
particularly in the act of shared reading, whereby the adult in this case, the mother
reads her child a story, as well as the role played by intonation patterns in
thisconstruction. Two informants took part in the study, mother and daughter.
The corpus is constituted by a narrative event of children s story through shared reading.
The use ofnarrative was chosen because it is a textual genre showing a specific structure which both
helps toward widening the reading strategies and toward the construction of the text meaning,
and also because narrative is the most conspicuous textual genre in children s stories.
The chosen short story was O Pequenino Grão de Areia The Little Sand Grain (1998),
by Ricardo Filho, published by Paulus. Data were collected during the shared reading,
in which the mother told her daughter the Little Sand Grain story. A qualitative analysis of the
shared reading activity is conducted, observing the role of intonation in the construction of meaning in reading.
Analysis was undertaken on the basis of David Brazil`s Intonational InteractiveModel (1985),
trying to identify the intonation clues given by the adult in reading and its relation to the construction
of meaning in this reading. Results show that intonation takes on three textual functions
organizational, informative and interactional, which play a decisive role in the construction
of the meaning during the activity of shared reading.
Orientador(es)
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Banca
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Banca
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO
Catalogação
2004-11-18
Apresentação
2004-09-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF