Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENTOAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIAS INFANTIS

Título
[en] INTONATION AND CONSTRUCTION OF MEANINGS IN THE SHARED READING OF CHILDRENS STORIES

Autor
[pt] GILDA LÚCIA DE MELO NOGUEIRA

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] ENTOACAO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA (RETORICA)

Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA

Vocabulário
[en] READING

Vocabulário
[en] INTONATION

Vocabulário
[en] NARRATION RHETORIC

Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION

Vocabulário
[en] PORTUGUESE LANGUAGE

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo de construção de sentido nas narrativas orais, em contextos interativos, mais especificamente na atividade de leitura compartilhada, onde o adulto (no caso dessa pesquisa a mãe) lê uma história para a criança, e estabelecer qual o papel exercido pelos padrões entoacionais nessa construção. Participaram deste estudo dois informantes, mãe e filha. O corpus coletado para este estudo é constituído por um evento narrativo de história infantil, durante uma atividade de leitura compartilhada. Optou-se pelo uso da narrativa, por ser um tipo textual com uma estrutura definida que auxilia tanto na ampliação das estratégias de leitura como na construção de sentido do texto, e também por ser o tipo textual mais presente nas leituras infantis. O conto escolhido para a atividade foi -O Pequenino Grão de Areia- (1998), escrito por Ricardo Filho, e editado pela Paulus Editora. Os dados foram coletados durante a atividade de leitura compartilhada, onde a mãe contou a história do Pequenino Grão de Areia para a criança. A pesquisa se propõe à realização de uma análise qualitativa da atividade de leitura compartilhada, analisando o papel da entoação na construção de sentido da leitura. A análise dos dados foi realizada com base no modelo Interativo Entoacional de David Brazil (1985), buscando identificar as pistas entoacionais fornecidas na leitura do texto pelo adulto e sua relação com a construção de sentido dessa leitura. A análise dos resultados aponta que a entoação assume as três funções textuais; organizacional, informativa e interacional, que têm papel decisivo na construção de sentido durante a atividade de leitura compartilhada.

Resumo
[en] This work aims at investigating the process of construction of meaning in oral narratives, in interactive contexts, particularly in the act of shared reading, whereby the adult in this case, the mother reads her child a story, as well as the role played by intonation patterns in thisconstruction. Two informants took part in the study, mother and daughter. The corpus is constituted by a narrative event of children s story through shared reading. The use ofnarrative was chosen because it is a textual genre showing a specific structure which both helps toward widening the reading strategies and toward the construction of the text meaning, and also because narrative is the most conspicuous textual genre in children s stories. The chosen short story was O Pequenino Grão de Areia The Little Sand Grain (1998), by Ricardo Filho, published by Paulus. Data were collected during the shared reading, in which the mother told her daughter the Little Sand Grain story. A qualitative analysis of the shared reading activity is conducted, observing the role of intonation in the construction of meaning in reading. Analysis was undertaken on the basis of David Brazil`s Intonational InteractiveModel (1985), trying to identify the intonation clues given by the adult in reading and its relation to the construction of meaning in this reading. Results show that intonation takes on three textual functions organizational, informative and interactional, which play a decisive role in the construction of the meaning during the activity of shared reading.

Orientador(es)
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA

Banca
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA

Banca
MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO

Catalogação
2004-11-18

Apresentação
2004-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5720@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF