Título
[pt] MATEMÁTICA E PROGRAMAÇÃO: UMA NOVA ABORDAGEM DE ENSINO
Título
[en] MATHEMATICS AND PROGRAMMING: A NEW TEACHING APPROACH
Autor
[pt] HANRI NEVES PEREIRA JUNIOR
Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
Vocabulário
[en] PROGRAMMING
Vocabulário
[en] COMPUTATIONAL THINKING
Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
Resumo
[pt] Nas últimas décadas passamos por uma grande (r)evolução tecnológica, portanto, é indispensável que nossa sociedade tenha conhecimentos tecnológicos, dentre esses, o pensamento computacional e a linguagem computacional. Parte desse crescimento tecnológico vem da necessidade de resolução de problemas, muito deles ligados à matemática. No Brasil, temos a BNCC, que propõe relacionar resolução de problemas e pensamento computacional. Portanto esta pesquisa tem como objetivo trazer uma conexão entre essas duas áreas a fim de atender as demandas do professor, que pode precisar de uma ajuda na
criação de uma aula envolvendo programação e matemática, e do aluno, que por sua vez precisa estar familiarizado com novas tecnologias que o mercado de trabalho exige. Propomos atividades com o uso de programas com linguagens computacionais a fim de estimular a discussão e inserção do pensamento
computacional através da matemática nos currículos escolares. E por fim, este trabalho apresenta os resultados das atividades propostas, com os tópicos a serem considerados no que diz respeito ao PC e a matemática aplicada no ensino básico.
Resumo
[en] In recent decades we have gone through a great technological (r)evolution, therefore, it is essential that our society has technological knowledge, among these, computational thinking and computational language. Part of this technological growth comes from the need to solve problems, many of them linked
to mathematics. In Brazil, we have the BNCC, which proposes to relate problem solving and computational thinking. Therefore, this research aims to bring a connection between these two areas in order to meet the demands of the teacher, who may need help in creating a class involving programming and mathematics, and the student, who in turn needs to be familiar with new technologies that the labor market demands. We propose activities with the use of programs with computational languages in order to stimulate the discussion and insertion of computational thinking through mathematics in school curricula. Finally, this work presents the results of the proposed activities, with topics to be considered with regard to computational thinking and applied mathematics in basic education.
Orientador(es)
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
WILSON REIS DE SOUZA NETO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Catalogação
2022-01-18
Apresentação
2021-09-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57095@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57095@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57095
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF