Título
[pt] PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL
Autor
[pt] MARCELA DE ARATANHA PEREIRA LEAL
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[pt] FUTEBOL FEMININO
Vocabulário
[pt] PATROCINIO ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] ESPORTE
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo encontrar as razões pelas quais as empresas não patrocinam o futebol feminino. Como resultado, pretende-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da visibilidade e competitividade da modalidade feminina no Brasil. Foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, com a finalidade de conhecer as opiniões dos respondentes e a partir de um questionário. Os resultados permitiram uma melhor compreensão do cenário do patrocínio no futebol feminino brasileiro, onde é possível identificar os motivos por trás do maior número de patrocinadores no futebol masculino, a importância dos veículos de comunicação, visibilidade e o retorno esperado. Além disso, destaca-se que a diferença de oportunidades, recursos e infraestrutura que caracterizam a distância entre o futebol masculino e o feminino, no Brasil, é fruto de uma construção histórica, em parte com embasamento legal, em parte reflexo de uma sociedade machista há vários séculos.
Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Catalogação
2022-01-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57033@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57033
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