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Título
[en] ANALYSIS OF SALES CHANNELS IN THE AIRPORT RETAIL SEGMENT: A CASE STUDY ON DUFRY DO BRASIL

Título
[pt] ANÁLISE DOS CANAIS DE VENDA NO SEGMENTO DO VAREJO AEROPORTUÁRIO DUTY FREE E SUAS IMPLICAÇÕES:

Autor
[pt] LEANDRO DE MATTOS MOREIRA

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] DUFRY

Vocabulário
[pt] VAREJO AEROPORTUARIO

Vocabulário
[pt] DUTY FREE

Vocabulário
[pt] VENDA

Vocabulário
[pt] PUBLICO-ALVO

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] DUFRY

Vocabulário
[en] AIRPORT RETAIL

Vocabulário
[en] DUTY FREE

Vocabulário
[en] SALE

Vocabulário
[en] TARGET MARKET

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] CONSUMER

Resumo
[pt] O varejo aeroportuário brasileiro foi imensamente prejudicado por diversas crises, seja econômica ou sanitária como a COVID-19. Este setor é monopolizado há décadas pela Dufry do Brasil (Ex-Brasif) e tem grandes dificuldades de entrada de novos concorrentes devido a diversas barreiras de entrada como contratos de concessão muito longos com um grande lobby existente. O estudo a seguir busca explorar as lojas internacionais da Dufry no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. As lojas passaram por grandes reformulações desde o ano de 2016, implementando o modelo walkthrough, onde os passageiros atravessam, compulsoriamente pelas lojas para alcançar seja os portões de embarque ou a saída da área restrita no desembarque. Um dos principais pontos a ser explorado é o fato de que a empresa não desenvolveu ao longo do tempo novos canais de venda e estagnou seu modelo de negócio nos últimos anos. Por meio das entrevistas feitas com clientes e funcionários da empresa, procura-se a compreensão de como são realizados esses novos hábitos de consumo e a importância das empresas se adaptarem rapidamente frente a uma perda de mais de 90 porcento dos passageiros durante o período da pandemia sanitária em 2020 e 2021. O foco principal do estudo é buscar soluções além da gôndola, explorando a marca e seu posicionamento. Além disso, o estudo tem como objetivo explorar a viabilidade de uma expansão direta para o canal do e-commerce e suas eventuais barreiras do próprio modelo de negócio. Além disso, vê-se como necessário, revisitar a cultura da empresa e pontuar melhorias para que haja a melhor qualidade de atendimento trazendo um retorno mais rápido das receitas perdidas no período de quarentena e bloqueios de passageiros internacionais.

Resumo
[en] Brazilian airport retail has been greatly affected by several crises, whether economic or sanitary, such as COVID-19. This sector has been monopolized for decades by Dufry do Brasil (Ex-Brasif) and has great difficulties in entering new competitors due to several barriers of entry as very long concession contracts with a large existing lobby. The following study seeks to explore Dufry s international stores at Galeão airport in Rio de Janeiro. The stores have undergone major overhauls since 2016, implementing the walkthrough model, where passengers cross, compulsorily through the stores to reach either the boarding gates or the exit of the restricted area on arrival. One of the main points to be explored is the fact that the company has not developed over time new sales channels and has stagnated its business model in recent years. Through interviews with customers and employees of the company, we seek to understand how these new consumption habits are carried out and the importance of companies adapting quickly to a loss of more than 90 percent of passengers during the period of the health pandemic in 2020 and 2021. The main focus of the study is to seek solutions beyond the shelf, exploring the brand and its positioning. In addition, the study aims to explore the feasibility of a direct expansion to the e-commerce channel and its possible barriers to the business model itself. In addition, it is seen as necessary, revisit the company s culture and score improvements so that there is the best quality of service bringing a faster return of revenues lost in the quarantine period and international passenger blockades.

Orientador(es)
VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER

Catalogação
2022-01-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57005@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57005


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