Título
[en] A STUDY OF THE OFFICIAL SUPPLY OF BRAZILIAN ATHLETES UNIFORMS BY THE BRAND WOLLNER FOR THE TOKYO OLYMPIC GAMES 2020
Título
[pt] ESTUDO DE CASO SOBRE O FORNECIMENTO OFICIAL DOS UNIFORMES DOS ATLETAS BRASILEIROS PELA MARCA WOLLNER NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Autor
[pt] JOAO FELIPE CALARGE WOLLNER
Vocabulário
[pt] PARCERIA
Vocabulário
[pt] REPERCUSSAO
Vocabulário
[pt] RESULTADOS
Vocabulário
[pt] GIULINY SHAUER
Vocabulário
[pt] LAURO WOLLNER
Vocabulário
[pt] UNIFORME
Vocabulário
[pt] COMITE OLIMPICO BRASILEIRO
Vocabulário
[pt] WOLLNER
Vocabulário
[pt] INSTAGRAM
Vocabulário
[pt] OLIMPIADA
Vocabulário
[pt] BRANDING
Vocabulário
[en] PARTNERSHIP
Vocabulário
[en] REPERCUSSION
Vocabulário
[en] RESULTS
Vocabulário
[en] GIULINY SHAUER
Vocabulário
[en] LAURO WOLLNER
Vocabulário
[en] UNIFORM
Vocabulário
[en] BRAZILIAN OLYMPIC COMMITTEE
Vocabulário
[en] WOLLNER
Vocabulário
[en] INSTAGRAM
Vocabulário
[en] OLYMPICS
Vocabulário
[en] BRANDING
Resumo
[pt] Este estudo pretende avaliar como a participação da Wollner nas Olimpíadas, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, no fornecimento dos uniformes do time brasileiro, impactou a marca. O estudo pretende entender quais foram os principais diferenciais para a marca ser escolhida como o fornecedor oficial dos uniformes, a história por trás do projeto e os resultados que essa parceria trouxe para a Wollner, buscando entender se o projeto foi benéfico ou não para a marca. Foram estudados os principais aspectos de Branding, modelos de negócio (Modelo VRIO) e teoria de stakeholders para entender o universo de gestão de marca e os principais fatores e atuantes. A análise foi feita em cima de entrevistas com o fundador da Wollner, Lauro Wollner, e o atual CEO, Giuliny Shauer, se aprofundando mais na história da marca e da parceria (2021). Também foram analisadas as métricas do Instagram da Wollner (2021) e pesquisas na Internet, considerando editoriais (revistas e jornais) e outras redes sociais, a fim de observar diferenças na interação entre usuário x marca e a repercussão como um todo da coleção Olímpica. Para focar e delimitar o estudo, foi decidido concentrar-se nas duas pessoas principais frente a marca para realizar as entrevistas e em apenas um e o principal meio de comunicação da Wollner. Para avaliar a repercussão do projeto, o estudo concentrou-se em principais atuantes em segmentos diferentes: equipe do COB, equipe Wollner, mídias (revistas e jornais), atletas e agentes da moda. O aprofundamento no assunto foi baseado nas entrevistas com o Lauro Wollner e Giuliny Shauer (2021), assim como as métricas de 2021 do Instagram da Wollner e reportagens de revistas e jornais online (2021). A conclusão é feita em cima da repercussão analisada nessas diferentes fontes e com base nas métricas e resultados numéricos obtidos pela Wollner.
Resumo
[en] This study intends to evaluate how the participation of the brand, Wöllner, in the Olympics, in partnership with the Brazilian Olympic Committee, as the official provider for the Brazilian team, impacted the brand. The study intends to understand what were the main differentials for the brand to be chosen as the official supplier, the story behind the project and the results that this partnership brought, willing to understand whether it was beneficial or not for the brand. The main aspects of Branding, business models (VRIO Model) and the stakeholder theory were studied to understand the universe of brand management and its main factors and actors. The analysis was developed based on interviews with Lauro Wollner, the brand s founder, and the current CEO, Giuliny Shauer, going deeper into the history of the brand and the partnership with the BOC (2021). An analysis was also made upon Wöllner s Instagram metrics (2021) and Internet researches, considering editorials (magazines and newspapers) and other social networks, in order to observe differences in the interaction between user x brand and the repercussion of the brand s Olympic collection as a whole. In order to focus and delimit the study, it was decided to focus on the two main members for Wollner, to carry out the interview, and consider the brand’s main social network to analyze the metrics. To assess the impact of the project, the study focuses on key players in different segments: the BOC team, the Wöllner team, media (magazines and newspapers), athletes and fashion agents. The development on the subject was based on interviews with Lauro Wollner and Giuliny Shauer (2021), as well as Wollner s Instagram metrics from 2021, and online magazine and newspaper reports (2021). The conclusion was made based on the results, impacts and repercussion analyzed from different sources and based on the metrics and numerical results sought by Wollner.
Orientador(es)
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO
Catalogação
2022-01-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56974@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56974@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56974
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF