Título
[pt] FATORES PERCEBIDOS COMO FUNDAMENTAIS PARA A LONGEVIDADE DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS DO SETOR ALIMENTÍCIO DA ROCINHA
Autor
[pt] GABRIEL REIS DE CARVALHO GOMES
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Vocabulário
[pt] MORTALIDADE DE EMPRESAS
Vocabulário
[pt] SETOR ALIMENTICIO
Vocabulário
[pt] PEQUENA EMPRESA
Resumo
[pt] De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no seu livro Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil: 2019, muitas são as motivações pelas quais os empreendedores brasileiros iniciam seus negócios. Nesse sentido, este também relata algumas características dos empreendedores e
empreendimentos, como, por exemplo, motivação para abrir o negócio, categorização se é um empreendedor novo ou estabelecido, respectivamente. Dito isso, é apresentado um referencial teórico, em que foi abordado o que a teoria Administrativa postula o que é essencial de ser feito antes e depois de abrir um negócio. Então, o presente estudo pesquisou, portanto, um pouco sobre a comunidade da Rocinha e algumas de suas peculiaridades. Logo, o foco do trabalho se voltou para cinco empreendedores, seus negócios e de como seus contextos, características e ações impactaram a fim de que sua empresa atingisse a longevidade, que é quando ultrapassa os três anos e meio desde a sua fundação, segundo o GEM (2019). No entanto, caso não ultrapasse essa marca de tempo, o empreendimento é considerado não-longevo. Em seguida, foi feita uma análise de cada empreendedor, levando em conta o que foi feito na empresa e como isso provavelmente impactou o seu negócio. Logo, o trabalho é fechado com a conclusão.
Orientador(es)
EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA
Catalogação
2022-01-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56963@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56963
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