Título
[pt] INCLUSÃO DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA ESCOLA
Autor
[pt] MIRIAM WEITZMAN
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Vocabulário
[pt] NOVAS CONFIGURACOES
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Resumo
[pt] O Objetivo desta pesquisa foi identificar como algumas escolas privadas, tidas como
progressistas, na cidade do Rio de Janeiro estão lidando com a presença das novas
configurações familiares dos alunos. Ao longo das últimas décadas a instituição
familiar sofreu inúmeras mudanças desestabilizando o modelo da família tradicional
como referência única. Assim a relevância dessa pesquisa reside no fato de que os
educadores devem estar atentos às mudanças na sociedade que atravessam a vida dos
alunos e portanto das práticas pedagógicas. Uma possível legalização da união
consensual de casais homossexuais e a autorização de adoção de filhos, por exemplo,
podem representar o rompimento de uma serie de saberes consagrados sobre a forma
de viver em família. Da mesma forma, á medida que a sociedade vai se
transformando a escola também precisa se transformar, procurando se adaptar a essas
mudanças através da revisão de suas estratégias de trabalho. Através das entrevistas
feitas às coordenadoras da Educação Infantil em cinco escolas da Zona Sul do Rio de
Janeiro, foi possível observar que as escolas mostram que, em tese, estão abertas para
lidar com diferentes formas de arranjo familiar, apesar da constatação de que há uma
falta de informação e aprofundamento em relação às novas configurações familiares
dos alunos.
Orientador(es)
PATRICIA PAIVA DE LACERDA COSTA
Catalogação
2022-01-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56956@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56956
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