Título
[pt] A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELOS MPES COMO UMA FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO PARA OS NEGÓCIOS
Título
[en] THE USE OF SOCIAL MEDIA BY MEPS AS A BUSINESS IMPROVEMENT TOOL
Autor
[pt] DANIELA DOS SANTOS SILVA
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO
Vocabulário
[pt] MPES
Vocabulário
[pt] MIDIAS SOCIAIS
Vocabulário
[pt] MARKETING DIGITAL
Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP
Vocabulário
[en] SMES
Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA
Vocabulário
[en] MARKETING ON THE WEB
Resumo
[pt] Com o surgimento e avanço da internet, a sociedade passou por várias mudanças comportamentais que afetam não somente a maneira com a qual as pessoas se comunicam uma com as outras, mas também em como buscam informações e agem. Essa mudança comportamental fez com que a necessidade de estar online, para conseguir atingir o seu público, aumentasse e se tornasse um fator decisivo para os negócios. A presença e o impacto das mídias sociais na vida do mercado consumidor passaram a ser inevitável, tornando evidente que essas mídias podem servir como uma plataforma de aproximação mais direta entre um negócio e o seu público-alvo. Este estudo tem como objetivo de analisar a forma como os micro e pequenos empreendedores aproveitam atualmente as redes sociais como uma ferramenta de divulgação e venda e as oportunidades que as mídias sociais oferecem para aprimorar esses negócios. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que a partir da análise de oito entrevistas com empreendedores, busca compreender como esses indivíduos enxergam sendo o papel das mídias sociais nos seus negócios. A partir disso, conseguiu-se identificar a relação de empreendedores que utilizam as mídias sociais e o impacto disso nos negócios.
Resumo
[en] Through the rise and advancement of the internet, society has gone through several behavioral changes that affect not only the way people communicate with each other, but also how they seek information and act. This behavioral change has made it necessary to be online, to be able to reach your audience, increase and become a decisive factor for business. The presence and impact of social media in the life of the consumer has become inevitable, making it evident that social media can serve as a platform for a more direct approach between a business and its target audience. This study aims to analyze how SMEs currently use social media as a marketing and sales tool and the opportunities that social media offer to improve the businesses. This is qualitative research that seeks to understand how these individuals see the role of social media in their business, based on the analysis of eight interviews with entrepreneurs. From this, it was possible to identify the relationship between entrepreneurs who use social media and how this causes impact on their business.
Orientador(es)
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA
Catalogação
2022-01-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56933@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56933@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56933
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF