Título
[fr] QUAND LE MUSÉE EST UNE LUTTE
Título
[pt] QUANDO O MUSEU É UMA LUTA: A CRIAÇÃO DO MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE E DO MUSEU DAS REMOÇÕES
Autor
[pt] GLEYCE KELLY MACIEL HEITOR
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] MUSEU COMUNITARIO
Vocabulário
[pt] POLITICAS CULTURAIS
Vocabulário
[pt] REMOCAO
Vocabulário
[pt] PATRIMONIO
Vocabulário
[fr] MEMOIRE
Vocabulário
[fr] MUSEE COMMUNAUTAIRE
Vocabulário
[fr] POLITIQUES CULTURELLES
Vocabulário
[fr] DELOGEMENTS
Vocabulário
[fr] PATRIMOINE
Resumo
[pt] A tese analisa a criação do Museu da Beira da Linha do Coque (PE) e do Museu as Remoções (RJ) nas intersecções entre as políticas de cidade, políticas culturais e políticas de segurança pública, implementadas entre os anos 2009 e 2016, período do recrudescimento de ações de remoções e despejos no Brasil, devido a
preparação do país para os eventos esportivos de porte internacional, a saber: a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016). Partiu-se da hipótese de que os dois museus provocam uma mudança de perspectiva no cenário das práticas museológicas contemporâneas, já que comparados à outras
experiências de/nas favelas, se distinguem por serem mais do que museus dedicados a tematizar a luta, uma forma de lutar a qual essas comunidades deram o nome museu.
Resumo
[fr] La thèse porte sur la création de deux musées communautaires au Brésil : « Museu da Beira da Linha do Coque » (État de Pernambouc) et « Museu das Remoções » (Rio de Janeiro) aux croisements des las politiques de la ville, des politiques culturelles et des politiques de sécurité publique, mises en oeuvre entre
2009 et 2016, période de recrudescence des délogements au Brésil, en raison de la préparation du pays aux événements sportifs internationaux, à savoir : la Coupe du Monde (2014) et les Jeux Olympiques et Paralympiques (2016). Partant de l hypothèse que les deux musées provoquent un changement de perspective dans le scénario des pratiques muséologiques contemporaines, car si on les compare à
d autres expériences de/dans les favelas, ils se distinguent en étant plus que des musées dédiés à la thématisation de la lutte, une façon de lutter que ces communautés ont nommé musée.
Orientador(es)
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Banca
RAFAEL SOARES GONÇALVES
Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
HUGO MENEZES NETO
Banca
SABRINA PARRACHA SANTANNA
Catalogação
2021-12-30
Apresentação
2021-08-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56846@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56846
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF