Título
[pt] OFICINA DE CRIATIVIDADE: DISPOSITIVO PARA SUPERVISÃO
Título
[en] WORKSHOP OF CRIATIVITY: DEVICE FOR SUPERVISION
Autor
[pt] DIMITRI CARLO GABRIEL DA SILVA
Vocabulário
[pt] PESSOAL
Vocabulário
[pt] SUPERVISAO
Vocabulário
[pt] CRIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] ASPECTOS PSICOLOGICOS
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Vocabulário
[pt] GERONTOLOGIA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[en] PERSONAL
Vocabulário
[en] SUPERVISING
Vocabulário
[en] CREATIVITY
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL ASPECTS
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGY EXPERIMENTAL
Vocabulário
[en] GERONTOLOGY
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Resumo
[pt] Há tempos a Psicologia Clínica vem redimensionando seus
campos de atividade, ampliando suas modalidades
interventivas e área de atuação. Este fato a tem
direcionado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas
sobre vários aspectos das relações humanas,
institucionais,
organizacionais, entre outros. Neste trabalho,
desenvolveu-se um estudo a partir de uma dessas
modalidades
que, apesar de muito difundida no meio, ainda carece de
mais estudos e sistematizações: a supervisão. Utilizando-
nos mais precisamente de Supervisão de Apoio Psicológico,
a
proposta é vincular uma outra modalidade de prática
clínica, a Oficina de Criatividade, para supervisionar
coordenadores de grupos de idosos. A Oficina de
Criatividade, nesse sentido, é um dispositivo que
disponibiliza estratégias específicas para o trabalho de
supervisão com esses profissionais. Tanto a
supervisão quanto a oficina estão vinculadas com o
conceito
de aprendizagem experiencial, ou seja, que parte da
experiência para constituir-se. Esse conceito
proporcionou o vínculo entre psicologia e educação, mais
especificamente entre clínica e pedagogia, possibilitando-
nos a compreensão de como o processo de supervisão
disponibiliza a possibilidade de aprendizado e
apropriação
do saber I fazer por parte do profissional que se submete
a
ela, levando em consideração os aspectos afetivos e
cognitivos envolvidos como, também, o contexto das
relações
intersubjetivas que se presentificam tanto na supervisão
quanto no trabalho profissional como na vida pessoal.
Resumo
[en] For long times the Clinical Psychology has been expanding
its activity fields,enlarging its interventive modalities
and area of performance. This fact has been addressing it
for the development of studies and researches on several
aspects of the human relationships, institutional,
organizational, and so forth. In this work, a study was
developed from one of those modalities that, in spite of
very spread in the area, it still lacks of more studies and
systematization: the supervisiono Using more precisely
8upervision of Psychological 8upport, the proposal is to
link another modality Df clinical practice, the Workshop of
Creativity, t°/supervise coordinators of groups of old
people. The Workshop of Creativity, in that way, is a
device that gives us specific strategies for the
supervision work with those professionals. 80 much the
supervision as the workshop are linked with the concept of
experimentallearning, in other words, that comes from the
experience to constitute itself. That concept provided the
entail between psychology and education, more specifically
between clinic and pedagogy, making possible for us to
understand how the process of supervision gives us the
possibility of learning and appropriation of knowing/doing
on the pari of the professional who undergoes it,
considering the affective and cognitive aspects involved,
as well as the context of the intersubjectives
relationships that show up in the supervision, as in the
professional work as, algo, in the personal life.
Orientador(es)
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Coorientador(es)
ANA LUCIA FRANCISCO
Banca
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Banca
MOAB DUARTE ACIOLI
Banca
CHRISTINA MENNA BARRETO CUPERTINO
Catalogação
2004-11-05
Apresentação
2003-08-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5684@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5684@2
Arquivos do conteúdo
PRÉ-TEXTUAIS PDF CAPÍTULO 2 PDF PARTE I, CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 4 - PARTE 2 PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF