Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMO VAI A EMPRESA DO SEU PREFEITO?

Título
[en] HOW IS YOURS POLITICIANS BUSINESS DOING?

Autor
[pt] JOAO FARINA LEAL MOURAO

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[pt] CLOSE ELECTION

Vocabulário
[pt] PREFEITO

Vocabulário
[pt] EMPRESARIOS NA POLITICA

Vocabulário
[pt] FIRMAS POLITICAMENTE CONECTADAS

Vocabulário
[pt] EMPRESARIO

Vocabulário
[pt] CORRUPCAO

Vocabulário
[pt] ECONOMIA POLITICA

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO

Vocabulário
[en] POLICY

Vocabulário
[en] CLOSE ELECTION

Vocabulário
[en] MAYOR

Vocabulário
[en] BUSINESS OWNERS IN POLITICS

Vocabulário
[en] POLITICALLY CONNECTED FIRMS

Vocabulário
[en] BUSINESSMAN

Vocabulário
[en] CORRUPTION

Vocabulário
[en] POLITICAL ECONOMY

Vocabulário
[en] DEVELOPMENT

Resumo
[pt] Entre 2004 e 2020, 18,9 por cento das cidades brasileiras tiveram ao menos um prefeito que também era empresário. No Brasil, esse cargo é relevante para alocação de recursos governamentais e execução de políticas públicas. Com essa competência constitucional, o representante eleito pode direcionar recursos para sua firma, direta ou indiretamente. Mesmo se isso é feito legalmente, o desempenho empresarial do político eleito pode ser relevante para os eleitores. Por isso, esse trabalho usa 3 bases de dados administrativas, sobre candidatos, donos de empresas e contratos de emprego formal, para responder se as firmas do prefeitos cresceram desproporcionalmente durante seus mandatos. A fim de estabelecer uma interpretação causal, o método de close election é aplicado. Esse trabalho conclui que, ao longo dos quatro anos do mandato, as empresas dos prefeitos cresceram, aproximadamente, 25 por cento a mais do que cresceriam se seu dono tivesse perdido a eleição.

Resumo
[en] Between 2004 and 2020, 18.9 percent of the Brazilian municipalities had at least one mayor that was also a business owner. In Brazil, this office is relevant for government spending allocation and public policy decisions. With this constitutional competence, the elected official could swing resources to their firm directly or indirectly. Even if this is done within the borders of legality, information on the performance of politician-owned enterprises may be relevant for voters. Therefore, this work uses three administrative data sources on candidates, firm ownership, and formal employment contracts to answer if mayor-owned firms grew disproportional during their owner s term. To provide causal interpretation, the estimations are undertaken applying a close election discontinuity design. This work, therefore, compares firms from barely elected mayors with companies owned by almost victorious candidates. It concludes that mayor-owned companies grew approximately 25 percent more than they would if their owner had lost the election during the four years of the term.

Orientador(es)
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO

Coorientador(es)
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO

Banca
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
RICARDO DAHIS

Banca
RAPHAEL BOTTURA CORBI

Catalogação
2021-12-27

Apresentação
2021-09-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56792@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56792@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56792


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