Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANÁLISE DE TENSÕES E DIMENSIONAMENTO ÓTIMO DE UMA PINÇA DE FREIO DE VEÍCULOS OFF-ROAD DO TIPO MINI BAJA

Título
[en] STRESS ANALYSIS AND OPTIMUM SIZING OF A MINI BAJA OFF-ROAD BRAKE CALIPER

Autor
[pt] BRUNO MAGALHAES CRITSINELIS

Vocabulário
[pt] METODO DO ELEMENTO FINITO

Vocabulário
[pt] PINCA DE FREIO

Vocabulário
[pt] ANSYS

Vocabulário
[pt] BAJA SAE

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO TOPOLOGICA

Vocabulário
[en] FINITE ELEMENT METHOD

Vocabulário
[en] BRAKE CALIPER

Vocabulário
[en] ANSYS

Vocabulário
[en] BAJA SAE

Vocabulário
[en] TOPOLOGY OPTIMIZATION

Resumo
[pt] A equipe Reptiles vem buscando um maior conhecimento dos componentes utilizados no protótipo. Os componentes comerciais são fundamentais nas fases iniciais, onde o principal foco é fazer o sistema funcionar. No estágio atual, o principal objetivo é aprimorar conhecimentos teóricos, a partir do projeto de componentes próprios. O primeiro passo já foi dado com todos os discos de freio da equipe. Corroborando ao principal objetivo da equipe de auxiliar a PUC-Rio na formação de melhores engenheiros. O presente trabalho apresenta uma metodologia para a obtenção do dimensionamento ótimo de um importante componente mecânico, a pinça de freio em um sistema onboard do protótipo atual da equipe Reptiles. Esta peça apresenta mais complexidade na obtenção dos esforços em componentes a serem agregados a ela, tal como a vedação do fluido e os parafusos. A primeira parte da metodologia consiste em determinar as condições de trabalho, tendo em vista os esforços realizados pelo piloto e a multiplicação de forças do sistema, as forças resistentes à frenagem e os suportes aos quais a pinça é submetida. Em seguida, a peça será modelada no software Solidworks e serão feitas simulações estruturais seguidas de uma otimização topológica no software Ansys de modo a ter o conhecimento das regiões com importante função estrutural e, consequentemente, obter uma peça mais leve e que satisfaça os critérios de projeto mecânico.

Resumo
[en] The Reptiles team has been seeking a greater knowledge of the components used in the prototype. Commercial components are very important in the early stages, where the main focus is to make the system work. At the present moment, we are seeking to improve understanting of the theory, starting with the design of our own components. The first step has already been taken with all the team s brake discs. Corroborating the team s main goal of supporting PUC-Rio in the formation of better engineers. This work presents a methodology for obtaining the optimal sizing of an important mechanical component, the brake caliper in an onboard system of the current prototype of the Reptiles team. This part presents more complexity in obtaining the stresses in components to be added to it, such as the fluid seal and bolts. The first part of the methodology consists in determining the working conditions, considering the efforts made by the pilot and the multiplication of system forces, the braking resistance forces, and the supports to which the caliper is subjected. Then, the part will be modeled in Solidworks software, and structural simulations and topological optimization will be performed in Ansys software in order to have the knowledge of the regions with important structural function.

Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES

Catalogação
2021-12-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56712@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56712@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56712


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