Título
[pt] EDUCAÇÃO FEMININA E FÉ: O COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS E O RIO DE JANEIRO DA BELLE ÉPOQUE (1898-1920)
Título
[en] WOMEN S EDUCATION AND FAITH: THE COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS AND THE BELLE ÉPOQUE RIO DE JANEIRO (1898-1920)
Autor
[pt] GISELLE PEREIRA NICOLAU
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] HISTORIA DAS MULHERES
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] WOMEN S HISTORY
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] A pesquisa analisa a educação confessional feminina, a partir da chegada
da Congregação dos Santos Anjos ao Brasil, em 1893. O país, que sentia os
ecos da reforma ultramontana, iniciada em meados do século XIX, se abriu
para as infl uências propagadas por Roma, com vistas a reordenar o catolicismo
brasileiro, sob a perspectiva da Igreja Tridentina. Nessa direção, uma das
ações preconizadas por esse movimento foi a criação de instituições de ensino
voltadas para a formação de mulheres. Tal processo foi estimulado pelas elites
que, observando os impactos da modernidade, respaldaram a implementação
dessas escolas no país, a fim de preparar as jovens moças para desempenhar
na sociedade a função de mãe e esposa, e em determinados casos religiosas.
Buscando analisar este contexto, o artigo tem por objetivo compreender a
relação entre instrução e fé, a partir da criação do Colégio dos Santos Anjos,
no Rio de Janeiro da Belle Époque, entre os anos de 1898-1920.
Resumo
[en] The research analyzes women s confessional education, in the
context of the Congregação dos Santos Anjos arrival in Brazil in 1893.
The country, which felt the echoes of the mid 19th century ultramontane
reform, opened up to the infl uences propagated by Rome with a view to
reordering Brazilian Catholicism from the perspective of the Tridentine
Church. In this direction, one of the actions advocated by this movement
was the creation of educational institutions aimed at educating women.
This process was stimulated by the elites who, observing the impacts of
modernity, supported the implementation of these schools in the country, in
order to prepare young girls to play the role of mother and wife in society,
and in certain cases, to became nuns. Seeking to analyze this context, the
article aims to understand the relationship between education and faith,
from the creation of Colégio dos Santos Anjos, in the Belle Époque Rio de
Janeiro, between 1898 and 1920.
Catalogação
2021-12-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56623@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56623@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.56623
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF